Portland para crianças: Children’s Museum

portland-childrens-museum4

No Spring Break, em março, passamos uns dias em Portland, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Como já tínhamos visitado a cidade em 2008, procuramos fazer passeios que ainda não tínhamos feito da primeira vez. Uma das atrações que visitamos neste ano foi o Portland Children’s Museum (Museu da Criança).

Na verdade, de museu ele só tem o nome. É uma grande área de brincadeiras, dividida em seções onde as crianças exploram diversas formas de arte. A missão do museu é inspirar imaginação, criatividade e o encantamento do aprendizado em crianças e adultos, proporcionando momentos de descobertas compartilhadas.

Uma das áreas favoritas da Alice foi o supermercado: uma miniatura de mercado mesmo, com prateleiras, produtos (de plástico e papelão), e até caixa registradora que fazia barulho. As crianças faziam fila pra pegar os três carrinhos disponíveis no mercadinho.

Elas passaram um tempão também no hospital dos animais, brincando de veterinárias. Toda a estrutura é da altura das crianças, o que faz a brincadeira muito mais gostosa por imitar a realidade.

Num corredor tem um mini-camarim onde as crianças podem pintar o rosto sozinhas. Laura fez uma borboleta no rosto, Alice quis ser gatinha, e até o André entrou na brincadeira fazendo um bigode e cavanhaque. Eu ganhei uma estrela na bochecha.

Tem um teatrinho também, com plateia e tudo. Camarim com fantasias, instrumentos musicais, e efeitos de som controlados pelas próprias crianças.

Tem um estúdio de cerâmica que parece ser super popular porque estava cheio quando a gente chegou ali. Qual criança não gosta de melecar a mão toda moldando? Até eu me sujei toda. Eles oferecem o serviço de esmaltar a peça se você quiser levar pra casa, só precisa pagar uma pequena taxa. A gente deixou as nossas peças lá mesmo, mas ficamos um tempão modelando, enrolando, torcendo e criando vasinhos e bichinhos. Depois é só lavar as mãos e pronto.

E tem brincadeira de água também, claro. Grandes superfícies com água corrente e barquinhas e bichinhos de borracha pra criançada se divertir.

Se o tempo estiver apertado, pode programar uma tarde para o museu. Três horas são mais que suficiente.

O museu fica em frente ao zoológico, que é bem legal de visitar também. Só não recomendaria visitar o zoológico no mesmo dia, ele é bem grande, é passeio pra um dia todo se você tem crianças pequenas.

Portland’s Children’s Museum
4015 SW Canyon Road
Portland, OR

Entrada:
$9 dólares para todos entre 1 e 54 anos (menores de 1 ano não pagam)
$8 dólares acima de 55 anos

O museu abre todos os dias, de 9 da manhã às 5 da tarde (de maio a setembro). Se você vai visitar o museu de setembro a abril, confira o horário de funcionamento no site.

Sobre Ana Paula

Jornalista e escritora carioca expatriada em Vancouver, no Canadá.

Comentários

  1. Que legal esse museu! Até eu que sou uma criança grande fiquei com vontade de ir lá brincar rsrsrs

    Bjs
    Fernanda

  2. Isso é que é programa nota 100.

    E a vida segue…

  3. Que passeio gostoso!!! Adorei!

  4. Adoro passeios assim. No Ontario Science Centre tem uma pequena área chamada KidsPark que lembra um pouco esse museu, a Elena adora.
    Se algum dia visitar Portland já sei onde ir ;-)

  5. Oi Ana, até mesmo a gente vira criança num local como este, não?
    Por aqui temos tbém, no Museu da Civilização em Gatineau, um museu p crianças. Infelizmente foi um passeio rápido, mas as crianças adoraram, claro!
    Como sempre, as fotos estão lindas, parabéns.
    Beijo grande,
    Dani

  6. Tereza Fagundes disse:

    Saudades de vocês !!!

  7. Ana, muito legal sua dica! Até eu fiquei com vontade de conhecer… Aliás, como é a entrada nos EUA para quem mora no Canadá? Basta entrar?

    • Ana Paula disse:

      Se você é canadense, não precisa de visto americano pra entrar e sair. Se você é de outra nacionalidade, tem que apresentar o passaporte com visto americano. Pra voltar pro Canadá, você apresenta o cartão de residente.

Comente

*