Feriados do Canadá

IMG_4961

Hoje é feriado aqui, Dia do Trabalho. O Labour Day marca praticamente o fim do verão e a volta da rotina de escola. Laura começa a segunda série (grade 2) amanhã, terça, depois do feriado.

O Dia do Trabalho, no Canadá, cai sempre na primeira segunda-feira de setembro.

Aqui a gente tem pelo menos um feriado por mês, com exceção de dois ou três meses, dependendo do ano (e de quando cai a Páscoa, por exemplo). A maioria dos feriados cai sempre numa segunda-feira, se o feriado cai num sábado ou domingo, a segunda-feira seguinte é folgada em lugar do feriado. Por exemplo, se o 25 de dezembro cai num sábado, segunda 27 de dezembro é “feriado” e ninguém trabalha. Aqui não existe o nosso conhecido costume de “emendar” os feriados. Se o Canada Day (1 de julho) cai numa quinta, sexta todo mundo trabalha normalmente.

A lista de feriados é diferente de acordo com cada província. Claro que tem feriados que são nacionais e ocorrem em todas as províncias, mas tem outros que são só daquela província. Em British Columbia temos o BC Day, na primeira segunda-feira de agosto.

Os feriados que são pagos pelas empresas são chamados “statutory holidays” (ou “bank holidays“, no Reino Unido). Há outras datas comemorativas que não contam como feriados pagos, como Valentine’s Day (Dia dos Namorados, 14 de fevereiro), St. Patrick’s Day (17 de março), Dia das Mães (segundo domingo de maio), Dia dos Pais (terceiro domingo de junho) e Halloween (31 de outubro).

Outro “feriado” legal aqui é o Boxing Day (26 de dezembro), o dia seguinte ao Natal. Neste dia, todas as lojas fazem promoções. O povo chega de madrugada na porta das lojas e faz fila pra entrar assim que abrir. É equivalente ao Black Friday nos Estados Unidos, feriado depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), em novembro.

Outra diferença de feriado aqui é na Páscoa, quando a gente folga na sexta e na segunda seguinte.

Veja aqui a lista dos feriados no Canadá.

Comentários

  1. Curta muito o seu feriado! e boa semana. Beijo

  2. Muito legal o teu blog!
    Estive em Vancouver no ano de 2005 com minha esposa Luciana porque ela estava se preparando (inglês) para um mestrado em nutrição na UFRJ. O grande barato é que ficamos na casa da Sharon (canadense) que é uma pessoa incrível então rodamos muito. Colhemos morangos, fizemos passeio nos jardins das casas da pessoas em Vancouver. Stanley e Queen Elizabeth Park, Victoria e Butchard Gardens, Kerrisdale e o cheirinho delicioso de pão fresquinho na padaria. Os sushis deliciosos. Ler o teu blog é isso reviver um pouquinho dos lugares, das garages sales, e de várias coisas e pessoas nesses 2 meses incríveis . Eu sinto um bem estar enorme, uma sensação de felicidade quando lembro daí. Tem vários lugares no mundo que eu teria que conhecer, mas a vontade era de voltar ai.rsrsrsrs

  3. Feriado segunda-feira é sempre bom!!

  4. Diferente, mesmo! Gostei da prorrogação para as segundas-feiras! heheheh

  5. Gostei muito saber sobre os feriados aí :) Hj aqui é feriado, mas como caiu na quarta não tem como esticar- rsrsrrs

    Bjokas

Comente

*