Testado e aprovado: massinha de modelar caseira

A professora da Laura deu esta receita pros alunos há muito tempo. Ela estava grudada na minha geladeira desde então, juntando poeira (sim, coisas na vertical também dão poeira!) e esperando o tempo pra ser testada. Eu até coloquei na minha listinha de 101 coisas que eu tinha que fazer essa massinha. No fim-de-semana pedi pro marido comprar o único ingrediente que eu não tinha em casa e ontem coloquei a mão na massa, literalmente.

Segundo a professora, esta é a melhor receita de massinha caseira que ela conhece. A notinha está escrita a mão no pedacinho fotocopiado de algum livro ou revista, de onde ela provavelmente tirou a receita. E realmente é muito boa! A massinha fica igualzinha às que a gente vê pra vender por aí, se não for melhor. Ela fica super macia de trabalhar, não gruda na mão. E, melhor de tudo, é comestível. O gosto não é bom, claro, mas pelo menos não faz mal caso os pequenos coloquem na boca.

Receita de massinha de modelar caseira

Misturar num pote:
1 xícara de farinha de trigo (branca)
1/4 xícara de sal
2 colheres de sopa de creme de tartar, ou cremor tártaro (vendido em casas de produtos para confeitaria)

Adicionar:
1 xícara de água
2 colheres de sopa de anilina
1 colher de sopa de óleo

Cozinhar sob fogo médio e mexer por 3 a 5 minutos. No início a massa é meio líquida, mas com o aquecimento ela vai endurecendo. Quando começar a soltar do fundo da panela de uma forma homogênea, ela está pronta. Despejar sobre superfície com farinha e amassar a massa, igual se faz com massa de pão ou pizza. Guardar em recipiente fechado ou saco plástico. Eu coloquei num ziploc e tirei todo o ar.

Essa receita rende duas bolonas grandes, do tamanho de laranjas.

As meninas também aprovaram a receita. :)

PS: A Aninha também fez massinha em casa recentemente. Lá tem uma receita alternativa.

Sobre Ana Paula

Jornalista e escritora carioca expatriada em Vancouver, no Canadá.

Comentários

  1. Que delicia! Deu saudades de quando minha vó fazia massinha pra mim! Beijos!!

  2. jura q vc fez??? qd vi essa receita fiquei louca pra testar!!! ;-) btw, adorei esses passarinhos no fundo do blog! Cute!

  3. Puxa será que um dia eu faço?!? Vou copiar…e vou tentar colocar em prática. Beijos Ana!

  4. Anotadíssima! Eu nunca tentei fazer pq tem sempre um pote de play doh dando sopa, mas é sempre bom ter uma receita guardada.
    Bjos!

  5. PatriciaUk disse:

    Eu faco toda hora e sim eles amam – eu ate coloco gliter no meu e essencia de baunilha! x

  6. Ótima receita pra ajudar a meninada a soltar a imaginação. Já vou guardá-la pra utilizar futuramente.

    E a vida segue…

  7. Ai como eu adorava brincar de massinha… Que saudade… Tô com saudade também da maratona diária… era legal todo dia ter post para ler…

    Bjs em todos!!

  8. Abigail Albuquerque Calabresi disse:

    Oi Paula, adorei a idéia da receita caseira (faz tanto tempo q ñ mexo nessas coisas, q nem me lembro mais…) mas me tire uma dúvida: Voce tem certesa que a quantidade de sal é essa mesmo? Achei mt sal… desculpe se estou desatualizada , ok?
    As meninas estão linnnnndas!
    bjs. com sudades

  9. Ooooi!! Adorei a receita! Vi a da Aninha e vou fazer as duas pra brincar com a Nara. Ontem fomos pra cozinha fazer panquecas coloridas com nutella…elas amaram a farra (ela e a amiga dela q ficou conosco) mas a Nara pra variar não come panqueca rsrs, acho q se fosse tomate e alface com nutella ela comeria que é uma maravilha rs
    Tô indo lá comprar o cremor pra fazer essa receitinha e vou aproveitar a dica da PatriciaUk e colocar glitter e baunilha!!! depois conto lá no blog!
    beijocas

  10. Oi Ana,

    Ja fiz muito essa mesma receita. Aprendi com os missionarios norte americanos quando era criança pequena la no Piaui rsrs Era super divertido fazer a massinha e depois modelar. Quando li a receita, veio a mente boas memorias. Bem, depois q me tornei criança grandona, passei a ensinar as crianças na igreja.
    Tenha um feliz verão!

    Bjim, Neuzinha

  11. Que legal essa receita!Quanto tempo dura?

    Vou fazer também. =D

  12. Oiê!
    Fiz a receitinha e um post falando do seu blog, tem fotos da Nara em ação, depois espia: http://mitiaassef.com/meucanto/2010/07/25/receita-massa-de-modelar/#comments

    beijocas

  13. Diferente essa que tem que cozinhar! Gostei… e adorei ver foto das meninas brincando, como a Alice cresceu. As duas são lindas.

    Beijos!

  14. TâniaRegina Botto disse:

    Muito legal e diferente…já fiz várias,mas essa eu não conhecia.
    Vou fazer com meus alunos,e tenho certeza que vão adorar!!!!
    Bjsssssss…

Trackbacks

  1. [...] fazer massinha caseira – julho de 2010 78. decorar as duas historinhas que minha vó me contava quando criança (a do macaco e do sapo [...]

  2. [...] 10. Faça massinha em casa e não se preocupe caso os pequenos comam um pedaço. [...]

Comente

*