Como sacar o FGTS retido

Ana Paula

Jornalista e bibliotecária expatriada em Vancouver, no Canadá, desde 2007. Apaixonada por viagens e livros. Buscando incessantemente a perfeição do lar e da vida em família. Tem necessidade compulsiva de compartilhar com o mundo as coisas bacanas que ela vivencia no intuito de inspirar as pessoas a colorirem mais suas vidas.

You may also like...

29 Responses

  1. MIrela disse:

    Oi Ana
    Eu tbem aproveitei e tirei meu FGTS no ano passado..e como vc disse que bom que o dinheiro ficou lá e a gente não precisou antes, e agora já temos mais do que esperávamos
    Bjs

  2. Anita disse:

    OI Aninha APDD ,que bom ,que deu tudo certo ,e um dinheirinho a mais cai bem ,infelizmente o mundo ta cheio dessas pessoas mal humoradas que atende parcendo que estamos sendo inoportunos ou pedindo favor,eu me stresso com essas pessoas.Essa do nome da empresa foi boa para ele se invocar ,e com o meu marido ,foi em uma caixa e constava saldo “0″ mais ele tinha uns anos parados ,ai eu dei um palpite para ir em outra ,ele foi e achou tbem até mais do que esperávamos ,Por falar nisso meu marido tem mais um restinho lá e esse ano completou 3 anos e ele não foi buscar ,vou cutucar ele . Bjusss e fiquem com Deus.

  3. simone disse:

    Ana eu sei que foi estressante mas morri de rir da sua narrativa, me senti lá do lado esperando a má vontade do cara, que bom que deu tudo certo.

  4. Isabela disse:

    Ana, que surpresa boa! Imagino sua ansiedade enquanto ele digitava e verificava td. Que bom que deu certo! Bjos

  5. Rita disse:

    é eu tb saquei no ano passado , havia preso 15 anos de trabalho, alias essa foi a grana que usei pra dar entrada no meu processo e mostrar pra eles que tinha o suficiente. Agora me diga, na entrada na hora da imigração, eles pedem que vc tenha os 10.000 dolares com vc?? ou sse eu mostrar o extrato da conta aqui esta tudo bem?? brigado

  6. Micheli disse:

    Oi Ana!
    Opa,agora sai a reforma!!!Fiquei rindo até agora de seu relato,é bem assim mesmo,original do Brasil!Bjooo

  7. Ana Luisa disse:

    Oi Ana!!

    Engraçado que eu estou exatamente na mesma situação do começo da sua história. Fiz de tudo pra ser mandada embora, so faltou falar com o dono da empresa, mas não deu certo. Então pensei comigo: espero que esse dinheiro não faça falta e que daqui a três anos eu tenha uma surpresa bem agradável! Tb estou me mudando praí mês que vem!!
    E o posto tá engraçadíssimo – se não trágico também! Esse nosso Brasil é um caso sério! hahaha

    Ana Luisa

  8. Lia disse:

    Ana, já estou guardando seu email para quando for sacar o meu… obrigada pelas dicas!!

  9. Fernanda disse:

    Puxa, quando li sua descrição da saga para sacar o FGTS me lembrei que não sinto a menor falta do Brasil… era burocracia realmente mata… Só de pensar que daqui a 2 anos também vou para o Brasil sacar esse dinheiro já fico cansada rsrsrsrsrs Bem espero que estejam curtindo muito o Brasil, aproveitem o calor daí, porque aqui em Montreal está friozinho e até nevou esta semana rsrsrsrs

    Bjs

  10. que bom que vc conseguiu Aninha!!! E o povo daqui eh muito grosso ne? Isso tb me deixa revoltada…ainda mais vc agora morando fora, não deve mais estar acostumada com isso.

  11. Neuzinha disse:

    Ana,

    Apesar da novela toda, que bom q vc conseguiu sacar! Suas dicas foram valiosissimas e com certeza vamos lembrar delas o ano q vem, quando chegar nossa hora se sacar tambem.

    Bjim, Neuzinha

  12. Acho que o meu consigo sacar na próxima vez em que for pro Brasil.. Saí da empresa em 2006, então fica tranquilo.
    Mas lembro de quando saquei da 1a. vez, só fui na agência da Caixa perto de casa, falei com o gerente e ele me explicou tudinho que eu precisava. Suuper tranquilo. Tá certo que o valor deve ter feito diferença, eram só uns R$400….

  13. clesio disse:

    Bom Ana, eu me senti como vc nessa narrativa , imaginei o mesmo cara,só ki sendo bigodudo,crachazinho no pescoço. caneta indo de um lado para o outro nos cantos da boca, e com ar de superior de num sei la o ke, e me dizendo” Meu caro amigo(e ele acha ki ja sou amigo dele)a kestão é ki Bla blá blá blá blá blá blá blá e blá e muitos blás blás blás depois, vem a bombastica reação do individuo, ,” Bom aqui consta sim ki o senhor tem esse saldo ,mais o senho vai ter ki blá blá blá blá blá , ” chegaaaaaaaaa de blás , andei andei por ai a fora e nada de nada de fgts,gastei paciencia, fikei estressado e fgts ki é bom neverrrrrrrrrr!!

  14. girleans disse:

    Então estou com meu FGTS, retido mais ainda não tenho 3 anos mais tbm sei das regras(aposentadoria,casa propria, doença grave etc…) mais para sacar no entanto um valor passial do fgts fora todas essa regras. obrigado aguardo resposta.

  15. claudia disse:

    OI ANA ,ADOREI AS INFORMACOES ,POIS ESTOU VOLTANDO PARA O BRASIL E QUERO SACAR O MEU FGTS QUE ESTA RETIDO DESDE 2002 MAS NAO TENHO MAIS A RECISAO DO CONTRATO ,JA TENTEI LIGAR EM VARIAS AGENCIAS PARA SABER SE PODERIA SACAR SEM A RECISAO ,MAS NUNCA CONSEGUI NUNCA ATENDERAM O TELEFONE, ENCONTREI UM NUMERO DE ATENDIMENTO PARA QUEM MORA NO EXTERIOR E O ATENDENTE ME DISSE Q NAO PODERIA PASSAR ESSA INFORMACAO,Q EU DEVERIA PEDIR ALGUEM LA NO BRASIL PARA LIGAR PARA O SAC DA CAIXA (0800….)E OBTER ESSA INFORMACAO ,MAS FELIZMENTE ENCONTREI SEU POST,E FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER Q VOU CONSEGUI PEGAR ESTE DIMDIM E QUE PROVALVELMENTE TEM MAIS DO Q IMAGINO ,QUE MARAVILHA!!!!!!

  16. wellington disse:

    Oi,adorei as informações.procurei por dias sobre o assunto e só consegui saber mesmo por você.o meu fgts vai ficar retido agora no mês de julho,pode?rsrsrs
    vou ver isso como um investimento,já que rola juros.
    obrigado pelo esclarecimento.Boa Sorte!!!!!

  17. nilzo disse:

    oi ana ,vc deve ser uma pessoa muito legal, ri muito da sua narrativa,olha tem que ter muita paciência para mexer com essas coisas,vou tentar sacar um fgts retido espero que eu tenha sorte.tchau,gostei muito da sua esperiência.

  18. Marcelo Eduardo disse:

    Olá Ana, reforçando os comentários, sua narrativa é muito engraçada “AGORA”……não dá para imaginar você na agência……aproveitando sua experiência junto as contas inativas, qdo diz “ocorrer depois de passados 3 anos ininterruptos da data de afastamento do vínculo empregatício” neste intervalo eu posso ter vínculo junto a outra empresa ou eu devo ficar desempregado durante 3 anos (que é um absurdo!) ou no seu caso que está fora do Brasil, trabalhar sem vínculo com o FGTS?

  19. claudemir candido disse:

    nossa gostei muito da sua esplicaçao , engraçada e esplicativa , muito obrigado..

  20. Adriana disse:

    Gostei da narrativa também me senti como se eu estivesse bem ali do seu lado tb…vou fazer três anos agora que tenho meu fgts retido , mais com sua ajuda vou conseguir sacar, não é muito mais ja da p folgar as coisas …bjs

  21. Rose disse:

    Olá queridos, nossa, hoje mesmo antes de ligar para a caixa vim buscar informações sobre esse tal de “fundo retido”… e pra começar a “desinformada aqui” que sou eu lógico, pensando que fosse apenas receber alguma coisa parecida com o salário mínimo.. e imagina, com essas informações, amanhã mesmo vou dar entrada… e já se falando em Brasil “a respeito desses atos” realmente, 80% dos atendentes da caixa são super ignorantes e grossos, uma má vontade de atender e principalmente quando o assunto é receber [nossos direitos] — aí é que é! Poxa, gostei mto das informações e amanhã mesmo estarei resolvendo a minha situação/ mas, detalhe: Moro em Manaus/Amazonas… as coisas aqui tb são bem complicadas… não consegui agendamento pelo SAC, mas segundo informações, não é necessário… já pensou? chego lá e tenho que passar tudinho como a nossa amiga passou??? afffff
    Beijos em todas! <3

  22. sair de uma empresa e não consiguir retira meu fgts. dizem que precisa da empresa libera mais ate agora nada ok devo fazer?

  23. marcos disse:

    Ana, não entendi um negócio, vc ficou os três anos sem movimentar uma conta do FGTS? No meu caso será possível o saque, tenho conta inativa, porém tenho outra em movimentação.(outra empresa).
    Boa sorte com seu dinheiro…
    Abs.
    Marcos Crisp

  24. dario disse:

    tenho duvidas qunto a receber,este pis que ficou rertido ,do ano de 2010,o que devo fazer?se quando ligamos é tão dificil atenderam.só existe agendamento por telefone?

  25. Edvan disse:

    Adorei o seu texto, muito instrutivo e criativo. Obrigado!

  26. kelly disse:

    obrigada ana pela informacao adorei seu blog um grande abraço..

  27. kennily disse:

    Se eu for mandada embora do servido posso pegar os valores retidos das outras empresas tbm?

    Desde já obrigada!

  28. Amanda dos santos vidal disse:

    Adorei sua historia Ana e o final foi melhor ainda Deus sempre nos ajuda nas horas mas dificeis .

  1. 29 de abril de 2010

    [...] texto publicado na coluna Your Turn da revista Today’s Parents 14. pegar o meu FGST – abril de 2010 15. escrever no blog por 30 dias consecutivos 16. fazer 15 receitas dos meus bookmarks no Delicious [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>