Receita: Empadão de frango

Empadão de frango, no FlickrEu nunca tinha feito empadão de frango. Foi a minha primeira vez e ficou uma delícia. Agora eu não vou morrer de saudade do empadão da minha mãe.

Vamos à receita.

Massa

500g de farinha de trigo
1 ovo inteiro (tem quem faça só com a gema)
O quanto baste de margarina/manteiga (até dar a liga)
sal

Misturar tudo e ir adicionando a margarina (ou manteiga) até a massa desgrudar da mão. Essa quantia de farinha dá pra um refratário médio. Pra mim faltou um pouco de massa porque você tem que cobrir o fundo da forma e ainda abrir mais massa pra fazer a “tampa” do empadão. O meu faltou um pedacinho pra fechar em cima e ficou sem tampa mesmo.

Recheio

500g de peito de frango
cebola
tomate
azeitona
requeijão (ou cream cheese pros das bandas de cá)

O recheio é simples. Eu refoguei meio quilo de peito de frango cortadinho e depois cobri com água pra cozinhar e ficar bem molinho. Refoga do jeito comum mesmo, com alho, cebola, qualquer tempero que você use. Quando a água secar o frango vai ficar super molinho, bem macio.

A minha irmã não desfia o frango, ela pica ele na faca. Foi o que eu fiz também. Bem mais prático e como ele tá bem molinho, se picar bem pequeno fica como se fosse desfiado.

Depois prepara um molho pra esse frango picado. Tomate, cebola, e todo tempero que você quiser. Eu coloquei tomilho e azeitona. A azeitona dá um toque especial, picadinha. Junte o frango.

Segundo a minha irmã também não precisa esperar esfriar o recheio pra colocar o requeijão. Ela põe quente mesmo! :) Aqui não tem requeijão, então o cream cheese funciona bem também. Coloquei um potinho de 250g de cream cheese no recheio.

Despeje o recheio sobre a forma já com a massa aberta. Tampe o recheio com o restante da massa aberta e pincele uma gema por cima.

Por no forno médio por não sei quanto tempo, até você ver que a massa está dourada, porque o recheio está pronto praticamente. É só o tempo da massa assar mesmo.

Se você for como meu marido, não precisa esperar esfriar pra servir. :)

Aproveite!

E só pra compartilhar outra receita, ontem eu fiz esse bolo de milharina. MUITO bom! Pra quem tá nas bandas de cá, use aquele pó de corn meal como a milharina. ;)

Foto: Cyber Cook, no Flickr

Comentários

  1. Que linda a foto desse empadão! Diferente do empadão que minha vó me ensinou a fazer, mas igualmente apetitoso. Vou testar qq dia.

    Brigada pela receita, Ana!

  2. Oi Aninha ,que delicia! Já imprimir vou fazer amanhã ,depois ponho a foto rs** bjussss

  3. Hum… parece ser muito bom e muito fácil. Já está anotado pra eu fazer semana que vem!
    Pra quem disse que era ruim de cozinha você está se saindo muito bem!

  4. hummmm… ótima ideia pro fim de semana! ;o)
    Obrigada, Ana!

  5. Abigail Albuquerque Calabresi disse:

    Hummmmm !!!!!
    Também faço, mas com certesa vou querer experimentar o teu…
    CONTAGEM REGRESSIVA ….
    bjs. em todos com mt saudade !!!

  6. Hummmm,coisa boa!Já fiz empadão aqui tb com ajuda da minha amiga,matamos a vontade.Sábado somos nós q fazemos niver de casório!o tempo voa!!!Bjooooooooo

  7. HMMMM fiquei com água na boca… vou testar em breve :)

  8. Irma vc so esqueceu de uma dica que eu te dei…

    MOLHO SHOYO..

    Ajuda a deixar o frango macio… tanto picado quanto em file….
    se fiser grelhado nao fica aquele negocio seco e duro….

    BJAO

  9. Giselia Netto disse:

    HUMMMMMMMM……..Fiquei com água na boca! PARABÉNS!
    PS: Já anotei a “dica” da sister! kkkkk…BJKS.

  10. Um empadão de frango bem feito é um verdadeiro manjar dos deuses.

    E a vida segue…

  11. hummm … emapadao eu adoro … da uma saudinha dessas delicias brazucas ne ,tb faco e tb uso o cream cheese no lugar do requeijao ,funciona bem ne .
    bjim

  12. Que receita ÓTIMA, Ana! Super fácil de fazer e eu adoro empadão! É daquelas receitas que além de fáceis, dá pra fazer quando vem visita em casa e dar aquela impressionadinha básica por ser algo diferente. ;) Vou tentar fazer aqui! Bjs.

  13. Ah, esqueci de comentar: eu achei aqui na sessão de comidas “étnicas” (aff!) e mexicanas, um pote de queijo molinho mexicano que, embora não tenha cor de requeijão, tem praticamente o mesmo gosto. Tem alguns tipos de creme de cheddar que provavelmente dá pra usar também – não o amarelo, o branco.

    E falando nessa sessão de comidas “étnicas”, eu fico na beiradinha da raiva quando vejo os americanos achando que queijo branco, leite Moça, caldo de galinha Maggi, leite ninho, feijão preto e outras coisas do gênero são exclusivamente comidas mexicanas! Você chega no cantinho (mínimo) do supermercado onde tem estas coisas e a plaquinha em cima delas diz “mexican”. Aff! De fato estes produtos que eu acho aqui vêm do México e as embalagens são em espanhol, mas vamos lá, né? Não é só lá que tem estes produtos. ;)

  14. So uma duvida pra quem eh zero na cozinha: a forma eh de aluminio ou de vidro??

    Obrigada :)

  15. Vou fazer hoje, depois te conto! ;)

  16. Tereza Fagundes disse:

    Lindo o seu empadão!!!
    Que bom que você está começando a se encantar com a cozinha.

    Já cozinhei muito, agora prefiro estudar música, ficar montando album de fotos, e navegar na internet.
    Meu tempo de cozinheira já passou.
    Mamãe agora está de lincença prêmio.
    Fui presenteada com duas lindas filhas que sabem cozinhar e duas lindas netas que vão gostar também.
    Vou fazer o bolo de milharina que você recomendou. Depois te conto como ficou.
    Beijos da mãe!!

  17. Oi Ana!
    Grande idéia pra esse final de semana! Tem tanto tempo que eu não como empadão de frango… me deu água na boca! E gostei especialmente das suas dicas adaptadas pra quem não mora no Brasil.

    Grande abraço, e espero um dia te conhecer pessoalmente quando nos mudemos pra Vancouver. Estamos em contagem regressiva… falta pouco mais de 2 meses. :-)

    Lu e Nic

  18. Eita que dica legal! A do empadão e a do shoyo.
    Eu tenho uma receita assim que minha sogra me ensinou mas é sem ovo, só trigo, sal e margarina. Fica derretendo na boca. O recheio eu sempre faço um refogadão de temperos e deixo a cebola ficar bem dourada pra que os cubos de frango fiquem douradinhos tb a medida que vai refogando, vou pingando água até cozinhar e sempre coloco shoyo (só não sabia que amacia o frango), fica um molho suculento, qndo não quero deixar o recheio mais gordo (por causa da dieta), engrosso com um pouquinho de trigo pra ele ficar encorpadinho. Antes de engrossar, separo todos os cubos de frango e dou uma socada com socador de feijão, numa panela a parte (pra não socar o tempero) e assim ele não fica nem em cubos, nem totalmente desfiado. Fica a dica.

  19. O recheio não ficou assim branquinho como o teu (acho que por causa do tomate e shoyo), mas ficou DELICIOSO! Joguei milho e combinou super bem (tb amo azeitona, Ana). Muito boa a massa, show de receita.

  20. estou fazendo sua receita ,como voce disse que faltou massa para cobrir coloquei 750,gms de farinha agora estou esperando a massa descansar e eu tambem depois te conto como ficou abraços

  21. vou fazer tbm esse empadao de frango ,
    volto para comentar…

Comente

*