Skip to content

É verdade que chove muito em Vancouver?

chuva-06

Esta é uma pergunta comum dos candidatos a imigrantes. Ouve-se muito falar da famosa Raincouver, ou Vanchuver, aportuguesado. E é verdade, aqui chove muito mesmo.

Alguns fatos sobre a chuva de Vancouver, na minha percepção:

1. A época das chuvas vai geralmente de outubro a março. Neste ano São Pedro foi super generoso com a gente e postergou o início da temporada de chuvas. A maior parte de outubro foi relativamente seca e ensolarada.

2. Raramente temos temporais. Relâmpagos e trovões são raros aqui.

3. A típica chuva de Vancouver é aquela garoa fininha, constante. De vez enquando a chuva engrossa, mas é por pouco tempo.

4. Quando se diz que chove durante 14 dias direto, há pausas entre as chuvas (de algumas horas). Não o suficiente pra secar o chão, por isso fica tudo sempre molhado, frio, cinzento.

5. O pior não é a chuva, é o vento.

De acordo com o Wikipedia, 166 dias do ano são chuvosos na cidade. Pra Poliana que de vez em quando eu tento bancar isso é uma ótima notícia, já que mais da metade do ano é seca.

O povo daqui está acostumado com o clima. Nem os ciclistas se intimidam com a chuva e pedalam debaixo d’água mesmo. Tem quem continue correndo, mesmo com chuva. As crianças brincam na chuva normalmente, com suas galochas e capas impermeáveis. Tem até um segmento da moda especializado em fazer galochas e capas lindinhas pras crianças!

Vancouver, na chuva

chuva-01
Foto: thedarkerside.to, no Flickr
chuva-02
Foto: nep, no Flickr
chuva-03
Foto: jmv, no Flickr
chuva-04
Foto: darm muse, no Flickr
chuva-05
Foto: seadevi, no Flickr

Tá, não é super confortável, eu não gosto de sair na chuva. Mas já que estamos aqui, temos que conviver com a chuva, fazer o quê? Tá em Vancouver, é pra se molhar.

Todas imagens sob licença Creative Commons. Primeira foto: Ninja M., também no Flickr.

20 Comments

  1. kakaka, entrou em Vancouver é pra se molhar, concordo que o pior é o vento, mas o dia que não chove, eu fico mais feliz, fico super feliz quando começa a aparecer solzinhos no The weather network. Mas vamos que vamos, a gente se diverte na chuva também.

  2. Carioca não gosta de chuva,e eu tb,mas agente vai aprendendo a lidar com ela.Aqui nem dá para usar aquele velho ditado vai tirando seu cavalinho da chuva!!bjooo

  3. visitei vancouver por 2 meses entre jan-mar de 2007 e as chuvas que peguei foram otimas! nenhuma me impediu de sair e me divertir! a cidade é maravilhosa. voces têm sorte!! beijos

  4. Alicia Alicia

    Pelo que disse é bem parecido com a Inglaterra, morro aqui a 3 anos e não consegui me acostumar ainda, não me da vontade de colocar o pé fora de casa. Só é bom se acrescentarmos um edredon, pipoca e um bom filme, aí eu digo que amo esse tempinho!!!!

  5. Júlio Júlio

    Estou aqui há pouco tempo, mas, so far, a sua análise combina perfeitamente com a minha. Remarkably o ponto número 5: ‘O pior não é a chuva, é o vento.’

    Tenho também a sensação de que quando não chove fica mais frio. O que vocês acham?

    • Ana Paula Ana Paula

      Verdade. Quando não chove (ou neva) fica mais frio sim.

  6. Ana,

    Ja acostumei com essa chuvinha, so q aqui quem esta na chuva nao precisa se molhar, pois acessorios pra todo tipo de atividade, nao falta.

    Bjim

  7. Ai Ana,

    Nao sou muito da chuva, nao. Mas qui em Toronto tem chovido bastante ultimamente, chove como aí…uma garoa, as vezes aperta um pouco.
    Nao sei se tem muito a ver, mas ainda nao nevou e o clima está “quente” para a época entao acho que por isso estamos tendo tanta chuva.
    Nesse exato momento está chovendo…rsrrs
    bjs

  8. Como dizia o filósofo: Quem sai na chuva é pra se queimar. O jeito é se preparar pra essa chuva.

    E a vida segue…

  9. PatriciaUk PatriciaUk

    A Inglaterra tbem eh o pinico do mundo!! Mas eu nao ligo nao, vamos a pe para a escola embaixo de chuva, vamos a fazendinha… a chuva nao nos segura nao!! No Brasil faz um friozinho de nada e ninguem sai de casa rsrsrsr pelo menos meus meninos adquiriram um sistema imunologico de dar inveja! xx

  10. Xris Xris

    14 dias de chuva?!?! Sem condição!!! Quando chove o fim de semana todo já fica chato, imagina chover o fim de semana, a semana, outro fim de semana, mais outra semana…

    Dá não… Tempo chuvoso é muito triste!!

  11. Eu sei que com o tempo a gente acostuma, mas não sei se eu conseguiria viver em um lugar que chove tanto. O frio não me incomoda tanto, mas chuva….

  12. Tereza Fagundes Tereza Fagundes

    Não me importo com a chuva. O que não aguento é o frio, nem a neve me assusta mais.
    Beijos!!

  13. Leticia Ribeiro Leticia Ribeiro

    Essa chuvinha seria bem-vinda aqui no Rio.

  14. Caroline Caroline

    Ana Paula,
    Foram muito úteis suas informações.
    Valeu.

    • Ana Paula Ana Paula

      De nada! :)

  15. Kkkk… é isso aí Ana! Quem está em Vancouver é para se molhar!!

  16. […] onde o inverno é o mais ameno do Canadá inteiro. Não foi à toa que escolhemos viver aqui. A característica principal do inverno em Vancouver é a chuva. Aqui nem neva tanto assim, como nos outros lugares, como vocês com certeza vão ver nas fotos das […]

  17. […] são de um material tipo uma borracha ou plástico super duro, o que é essencial nessa terra que só chove. Quando é metal, a pintura, imagino, deve ser de um tipo que impermeabiliza a estrutura pra não […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *