Estávamos ouvindo MPB FM pela internet, tomando café da manhã. Tocava Manuel, do Ed Motta. A Laura achou graça e logo memorizou o refrão da música.
- Mãe, por que o Manuel foi pro céu? Ele morreu?
- Morreu.
- Quando a gente morre, vai pro céu?
- É, a gente vai pro céu.
- A gente voa? O osso voa?
- Não, Laura, o osso é enterrado. Só a alma que vai pro céu.
- Alma?
- Sabe anjo? Anjo não tem osso. Quando a gente morre, é igual anjo. Só a alma vai pro céu.
- Mãe?
- Fala, Laura.
- O Deus é de fumaça, né?
- Fumaça, Laura?
(Ela tem o DVD do Príncipe do Egito e lembra da cena em que Deus fala com Moisés, a cena mostra Deus com “fumaça”)
- Mãe, quem fez o Deus?
- Boa pergunta, Laura, não sei. Deus não tem pai nem mãe.
- Não?
- Não.
- Ah, já sei. Acho que foi o fogo que fez Deus, mãe.
- É, fogo… pode ser.
(afe!)
- Um monte de casas pegando fogo, mãe. Foi aí que fez o Deus.
(Lembra da fumaça?)
- Não é isso não Laura.
- Então, mãe, quem fez o Deus?
- Não sei, querida, boa pergunta.
- É, mãe, boa pergunta, né?











{ 13 comments }
Complicado né? Às vezes é muito difícil responder as perguntas dos nossos pequenos.
Nem me fale. A Clara também faz esse tipo de pergunta.
Mãe quem é Jesus? Onde ele está?
Deus é de ar? Quem fez Deus?
Papai do céu tá na janela do meu quarto, né. Então porque ele não vem aqui? (Cristo Redentor)
Ele é de pedra, né mãe.
E por aí vai. Até eu fico confusa com as perguntas.
Bjos.
Nossa, pelo visto essa é mesmo a idade dos questionamentos dessa natureza. O João Marcos fica perguntando tb, tá super intrigado com a morte, principalmente depois do Michael Jackson. Pergunta pra minha mãe se o pai dela já morreu, se a avó dela já morreu, por que eles morreram. Dá um trabalhinho bom tentar explicar essas coisas da vida pra eles, de um modo bem suave e tranquilo, né? beijos!!!
Ana,
Muito bom o diálogo com a Laura. Claro que eu acho isso porque eu não estava no seu lugar para ter que responder as perguntinhas… rsrsrs.
Essa é a minha Laurinha!!!!!!!!!
Oi, Ana,
Esse diálogo me fez pensar que a gente para de perguntar quando percebe que nem tudo tem resposta. E essa crença das crianças de que tudo pode ser explicado tem um lado muito bonito. É a vontade de viver intensamente, de descobrir, que elas aplicam naturalmente e a gente esquece de praticar.
Tudo de bom pra vcs!
acho o máximo pq meu sobrinho tb usava a expressao “o Deus”. ele questiona até hoje, “quem escreveu a Biblia”, e acho que é por ai mesmo, a gente só tem que responder o que realmente acredita, né? como diz na Biblia, todo mundo que procura, uma hora encontra
Oi Ana? Estou sumida dos coments mas estou sempre lendo os seus posts. E esse tb é familiar pra mim. Minha filha e eu tb tivemos esse papo dias desses. Ela me perguntou quem era o papai do céu, onde ele morava, quem o levou pro céu e tantas outras coisas, rs. Ela as vezes fala ” o Jesus”, rs… É dificil explicar pra ela na ‘linguagem’ dela, mesmo tendo uma formação evangélica. Mas o tempo vai passando e há de ficar mais fácil, rs… Bjs
O João tbm vive me perguntando quem fez Deus, como Deus nasceu. E eu nunca sei como responder.
Quando conseguir uma resposta razoável me fala que eu aplico aqui tbm.
Suas filhas são lindas demais!!
Adorei o diálago, menina inteligente!!
A Laura é muito esperta, e vc agiu muito bem, a gente só deve responder o que sabe…
Bjos nas pequenas.
Oi Paula, essa nossa princesa…. se prepare, pois daqui pra frente… rsrsrs
bjs. em todos com muiiiita saudade
Afe!
Quantos questionamentos essa menininha tem!
Em pensar que daqui a pouquinho sou eu a dar tantas respostas…
Hahahaha
Essas conversas são demais mesmo, tem que registrar! Bjos, Ju
Comments on this entry are closed.