Primeiro quero agradecer todo mundo que comentou sobre o meu perrengue com o sono da Alice. Obrigada pelas dicas também. Mas deixa eu explicar como as coisas são por aqui.
Alice não mama mamadeira e não vai mamar, se depender de mim. Mama no peito somente e já come de tudo, muito bem. Nos últimos dias tem batido um pratão de mingau de cereal antes de dormir. Acho que funciona como a tal mamadeira de fórmula, pra pesar o estômago, né?
Eu não gosto do método de deixar chorar. Não gosto e ponto. Já deixei Alice chorando algumas vezes e é de partir o coração. É cruel com a criança. Ela é um bebê, ainda não sabe viver sozinha. Eu não posso negar o conforto pra ela, que não sabe se confortar sozinha. Tem o lado ruim disso? Tem. Mas mãe é pra isso mesmo. Lembra o padecer no paraíso?
Muitas outras dicas de vocês eu até consigo adaptar. Tipo, não dormir no colo. Eu sei que dá pra ensinar a criança a dormir no berço sozinha, mas tem que ser gradativamente. Eu vou chegar lá!
O último post foi mais um desabafo mesmo e eu tenho muita simpatia com o método do Soluções e é esse que vou adotar.
A primeira providência foi mudar o berço da Alice para o quarto da Laura, que agora é da Alice também. Não adiantaria eu botar um plano em prática e no final ter que fazer a mudança de quartos e talvez bagunçar todo o processo. Eu estava temendo pela Laura, com pena da Alice acordá-la, mas Laura dorme pesado, não acorda por nada. E adorou a novidade da irmã dormir com ela!

Pensei que não ia caber o berço e a cama no quarto. É pequeno. Mas até que deu bem. Ainda tá meio bagunçado, preciso organizar melhor os brinquedos. Por enquanto fica tudo embaixo do berço mesmo.
A segunda coisa foi anotar os horários de cochilos de dia e do sono da noite. O método Soluções fala pra você primeiro analisar como está a situação agora pra depois sugerir como mudar. De dia Alice dormiu muito bem. Duas horas e meia de manhã e mais uma hora de tarde.
De noite, foi dormir às 7:30. Ela dorme cedo mesmo. Já tentei adiar o sono dela, mas ela fica muito mais cansada, exausta e não muda muito o padrão das acordadas de noite.
Como temia, não ouvi direito Alice acordando de noite. André é que me chamava. Eu conseguia colocá-la de volta no berço rápido, entre 5 e 10 minutos somente, depois de mamar. Eu sei que tenho que tirar o peito, mas a tarefa de ontem era apenas deixá-la acostumada com o quarto novo. Não dá pra mudar tudo de uma vez só.
Ela acordou 5 vezes. De 2 em 2 horas, tá tudo anotado. A última vez foi às 5:45 e não quis mais dormir. Aí já ficou na minha cama mesmo, até a casa toda levantar às 7.
Hábitos que devo criar com o plano:
- Manter os mesmos horários das sonecas de dia e do sono de noite (na medida do possível)
- Rotina para dormir (banho, música, mamar, cama)
- Atender logo que ela despertar, pra evitar que ela acorde mesmo
Hoje foi o segundo dia. As sonecas já foram em horários diferentes, por causa da natação. O almoço também. Eu ainda vou regular esses horários pra ficar tudo mais ou menos na mesma hora, todos os dias. Agora ela está dormindo. Agora pouco acordou e consegui botá-la pra dormir de novo sem mamar!
Já são 10 da noite… eu deveria ir pra cama, porque daqui a 2 horas vou levantar de novo.
Senhor, dai-me paciência!








{ 27 comentários… leia abaixo ou deixe um }
Ana,
Paciencia eh o que a gente mais precisa mesmo nessa fase. rs. Marcella foi dormir uma noite inteira com 1 ano de idade, diferente do irmao, que com 3 meses ja emendava o soninho. Enfim, o negocio eh esperar. rs.
Boa sorte ai ! rs
grande beijo
Ana,
É assim mesmo e cada criança é de um jeito. No meio do caminho ainda acontece tanta coisa que mexe com o sono dos pequenos! Para mim o soluções, juntamente com os livros do Dr. Karp são fantásticos nessas e outras horas também. O meu filho deu e ainda dá bastante trabalho na hora de dormir, nem rotina militar ‘enquadra’ ele, mas com paciência ele um dia chega lá.
Ah! compra uma babá eletronica, pra mim foi das melhores coisas justamente por isso e com o tempo eu distinguia quais ruidos eram de acordar e quais eram só ele se mexendo.
Boa Sorte
Oi, Ana!! Menina, esse lance do bebê dormir picadinho acaba com a gente mesmo. O meu Lucas, no auge de seus 23 meses ainda acorda, no mínimo, 3 vezes por noite. E eu voltei a trabalhar fora, então, mesmo bastante sonolenta, tenho que levantar cedinho e ainda ser produtiva!! Qdo chego e tiro algum cochilo, fico me sentindo culpada porque deveria ter brincado mais com o João Marcos. Enfim, me apego à única certeza que tenho e comprovada com o mais velho: um dia ele vai dormir a noite todinha! E eu é que vou ficar acordando pra ver se eles estão cobertos, se a pontinha do nariz não está fria por causa do ar condicionado…
Acho que vc está certa, a gente cansa mesmo mas tem que ser gradual, tem que ajustar o ritmo da Alice lentamente. Um grande beijo!!
APDD Queridos! Tudo “isso” faz parte…..e mudanças precisam de adaptações mesmo! Não tem jeito! Só uma dica: Procure algo “SEU/ COM SEU CHEIRINHO” e dê para ela.Com certeza vai se sentir SEGURA( pelo menos por enquanto). Lembro que p/Jú dei um lenço que ela gostava muito e deu certo! EXPERIMENTE! Bjs.
Senhor,
Dai paciência pra Ana!!!!!! (Fazendo coro).
Boa sorte, querida!
Oi Aninha…é complicado essa história de regularizar o sono do bebê ,haja paciência ,haja tudo nessa hora.Aqui o Samuel deu muito trabalho para dormir ,eu sofri achava que era culpa minha ,na epoca minha casa tinha só um quarto e a medica dizia que era pq ele dormia no mesmo quarto ,mudei de casa e ele continuou no meu quarto ,não se acostumava de jeito nenhum até chegar nos 18 meses que começou a dormir as 8 e acordar as 5 da manha ,aos 3 foi para o quarto dele ,e ao 12 mantem o mesmo ritmo de sono ,agora a Emy foi um bebê tranquilo ,dormia tarde meia noite ,mais ia direto até as 9 da manha ,acordava para mama ,eu não tive a sorte de ter leite mais de 3 meses então era a mamadeira mesmo ,eu deixava tudo no esquema ,um pote com 5 mamadeira ,agua e leite ,ela mamava e dormia que nem pedra ,esse ano ela foi para o quartinho dela ,de inicio foi duro mais acostumou tanto que nem eu pedindo ela vem dormir comigo ,eu tenho 2 horarios aqui ,um dorme com as galinhas e acorda com os galos e a outra dorme tarde e acorda tarde .
Acho que vc ta no caminho certo ,anote tudo examine e veja o que pode estar errado ou precisa ser ajustado e uma rotina ajuda muito ,acho que foi isso q me ajudou ,eu tenho mania de rotina antes de dormir até hoje com as crianças e comigo tbem ,é incrivel como eles acostumam com o ritmo.
Amiga Bjusss e força que vc consegue……bjusss nas meninas.
Agüenta firme aí! Sono, alimentação e eliminação podem deixar qualquer uma de nós maluquinhas. Aqui em casa fazemos a tal cama compartilhada, temos a sorte de ter uma cama bem grande.
Aliás, para nós, o importante é que cada um tenha uma boa noite de sono independente do lugar onde se dorme.
Tenho certeza de que daqui a algumas noites a Alice vai estar dormindo melhor, como você disse um passo de cada vez. O importante nestas horas é seguir o seu coração de mãe e ser consistente.
Abraços,
Oi Ana, nossa eu sofri tb quando a Lana mamava no peito, mas como vc, não dei mamadeira pra ela, desmamei a Lana com 1 ano e 9 meses, imagina só? o pior é que eu não aguentava mais levantar amamentava na minha cama. Hoje ela levanta da caminha dela anoite e vai pra minha, Aqui em Vancouver compramos uma cama King kkkkkkk, mas vai melhorando, você ja tem a Laura dormindo direitinho aí né? depois vou te ligar, preciso de uma dica sobre que leite comprar aqui. Abraço
Oi Ana!
Não adianta uma criança é diferente da outra, mesmo irmãos são diferentes…enfim é ter paciência e dar o melhor de si, que logo, logo tudo entra nos eixos!
Arthur saiu do meu quarto com quase dois anos e foi direto para uma cama grande e adorou. Até hj(5anos) não gosta muito de dormir na nossa cama. A Isadora(10meses) está ainda no meu quarto, até porque anda fazendo muito frio por aqui então é mais fácil para eu levantar e dar o “bico”. Ela dorme lá pelas 20:30 até as 8:00 da manhã, acorda umas duas vezes na noite resmungando a procura do bico, eu coloco na boca e ela volta a dormir, bem tranquilo. Pretendo tirá-la do meu quarto assim que o inverno acabar.
Mas, como eu disse nenhuma criança é igual a outra…mas vc está indo no caminho certo…boa sorte na segunda noite de sono!
Beijo, Lu.
Oi Ana!!
Segue firme que vai dar certo sim. O Soluções foi quem me ajudou a fazer o Luan dormir a noite toda.
Estou aqui torcendo por vcs.
Beijinhos
Olá…
Não conheço esse soluções, mas pelo visto é bem comentado, vou dar uma lidinha…
Pelo que vc descreve, não é estomago leve que faz ela acordar, é falta de peito de mãe mesmo, a Rebecca teve uma época assim tb, e no nosso caso, foi só esperar…
Abraços e boa sorte !!!
Amém! Paciência e nervos de aço! Continue firme.
Abraços
Coragem! Não deve ser nada fácil… mas ….
Beijocas
Ana se vc conhece e está seguindo a dica do Solucoes entao acho que está no caminho certo. De tudo que já li e vi por ai esse parece cer o mais correto para mae e bebe apesar de ser um tanto “trabalhoso”.
Calma, paciencia e serenidade, viu?
Ana,
Não vou te dar nenhum conselho, até pq a Letícia foi dormir a noite inteira ela já tinha mais de 2 anos… Assim como vc eu não tinha coragem e nem vontade de deixá-la chorando pra acostumar a dormir sem peito ou para não dar peito durante a noite…
Te desejo boa sorte!
Ana, dá vontade de te oferecer colo e não conselhos. Nossa! Como é difícil essa parte da maternidade. Primeira coisa, cada caso é um caso! A gente pode até trocar experiências, mas cada bebê é um, cada mãe é uma, cada história é única. Meu mais velho acordava com a bebê no começo, mas depois se acostumou e dormia que é uma beleza! Miguel dormiu a noite toda com 2 meses, mas a Nina dá trabalho até hoje! (3 anos). Uma coisa que acho importante é acreditar que eles NÃO PRECISAM mamar à noite! Se estiverem bem alimentados durante o dia, não terão fome. Mas, como qualquer hábito, é difícil rompê-lo. Te desejo sorte e pacieência. Vai passar!
Beijos
Ana,
Só quero te desejar muita sorte nesta verdadeira saga! De resto, parabéns, acompanho seu blog há teeeempos e suas babies estão absolutamente lindas! A Alice é uma coisinha gorducha, fofíssima, e a Laura, nossa, como ela cresce e está se tornando uma moçona linda!
E enquanto não tenho filhos, vou só juntando as dicas…rsrss
Bjo grande
Oie,
Logo o soninho dela se regulariza, se ela cont a chorar muito observa o que pode ser, de repente pode ter algo a incomodando ou esteja sentindo falta de vc.
Concordo e te apoio em tudo que escrevestes! Acho que criança não deve chorar até cansar e dormir , etc…A atitude de mudar o berço p quarto, será muito bom para vcs duas
Ser mãe é padecer no paraíso rss.
Lindas suas meninas!
Bjão t+***
Ana, e eu achando que sofria com as 2 acordadinhas (no máximo) do Matheus. E eu que reclamava e achava que era a mais infeliz das mães.
Tadinha! Acordar 5 vezes!
Mas o Soluções é milagroso. Você há de regularizar o soninho da Alice. Tenho certeza.
Estou na torcida por noites melhores para nosso filhotes. E prá gente também, né?
Beijos.
Ana,
te desejo muita sorte no teu plano de sono. Meu filhote tem 1 ano e meio, e só faz 2 meses que ele dorme a noite inteira.
Passamos por diversas fases de não-sono. Até que eu me decidi ao desmame noturno, e deu certo. Acho que a chave do exito, foi que ele estava preparado e eu também.
A pior fase da gente foi quando ele tinha mais ou menos a idade da Alice, essa fase da crise dos 8 meses, ou angustia de separação é punk.
Mas tenho certeza que vocês vão encontrar o caminho, e já já vc nem vai lembrar como era domir picadinho.
um beijo
Flavia
Fiz um post sobre o sono, contando um pouco minha experiencia, se vc quizer ler te deixo o link:
http://joaoastronauta.blogspot.com/2009/04/sono.html
sorte!
Realmente…. filho não segue manual de instruções. Regras precisam existir sem dúvidas, mas na medida que eles se adaptem… eu sei bem o que você vive… tenho dois filhos e espero o terceiro… realmente é um Deus nos acuda…
Mas no fundo tudo é muito bom… tudo passa…
Boa sorte com as meninas!
Bjs
Jacke
oi Ana!
Menina.. que perrengue esse com o sono, mamadas e choros hein?! Eu ainda não tive filhos, casei há 1 ano e 11 meses e só pretendo engravidar daqui uns 2 ou 3 anos ainda.
Te leio sempre e adoro o jeito como você descreve as coisas. Pode ter certeza que aprendo muito com vc, mesmo ainda não sendo mãe (rs)..
beijos e que passe logo essa fase!
Força Aninha!!! Que punk né?
Olá Ana Paula,
Cheguei em seu blog por acaso (linkado em um blog de uma amiga) e gostei muito. Seus textos legais e agradáveis de se ler.
Se tem uma coisa que admiro nas pessoas é organização e planejamento. Vou passar a visitar seu blog mais vezes.
Abraço
Eric
Olá!! venho acompanhando seu blog tem mais ou menos 2 meses …. td começou com pesquisa sobre imigração, nós pretendemos iniciar o processo ainda esse mês … mas o q gosto mesmo do seu blog são os posts sobre suas filhas. Tenho trigêmeos, dois meninos e 1 menina, eles vão fazer 8 meses dia 03 …. eles dormem a noite toda desde os 3 meses e meio, só qdo estão resfriados ficam mais enjoadinhos … em principal a menina (rs). Qdo eu estava grávida devorei o livro “Nana Nenê – Gary Ezzo – Robert Buckman ” (http://www.mundocristao.com.br/produtosdet.asp?cod_produto=10276&cod_categoria=8) onde aprendi que a rotina alimentar é imprescindível para um bom sono, se vc puder leia é muito bom!!!
Desejo muita sorte! e bons sonos!
kisses
Hélia & Cia’s
Ana, e eu estava pensando em te escrever para pedir conselhos sobre o sono da Leila…rsrsr Achava que ela com oito meses com certeza já tinha superado esse negócio de acordar a noite toda, ainda mais conhencendoo vc e imaginando que com certeza vc já teria feito algum esquema ou plano…rsrs Mas vc vai conseguir!
A Leila é o seguinte: vai fazer 3 meses dia 17, já não tem mais cólicas, graças a Deus, e chora até pouco, mas não engrena o sono de madrugada. Ela toma fórmula e mama peito também, uma bagunça só, mas acorda para mamar, mama, mas depois não dorme de novo, só quer colo…eu conehço o livro “Soluções…” mas não li ainda, e conheço o grupo virtual, só que eu sofro de um ceticismo terrível: li um caso de um bebê de 3 meses que dorme de 22h até 5 da manhã e simplesmente não acreditei! Fora que eu estou tão zonza de sono que não consigo nem ler direito, quanto mais cumprir algum esquema rígido! Já anotei os horários que a Leila dorme: são quase totalmente irregulares e ficam em torno de dez horas a cada 24, mas geralmente nos momentos em que eu não posso deitar também!
Escrevo só para desbafar, depois vc conta como tem ido com o plano da Laura, pq em vc eu vou acreditar!
Bjos
Elisa
OLÁ! EU LI TODOS OS COMENTÁRIOS E FIZ ALGUNS TESTES.MAS DE NADA ME ADIANTOU.
POIS MEU FILHO KAMILO LOHAN TEM 9 MESES QUASE DEZ E DESDE AOS 5 MESES EU E MEU MARIDO NÃO TEMOS NOITES INTEIRAS DE SONO.AS VEZES LOHAN DORME O DIA TODO ACORDANDO AS VEZES É CLARO,MAS A NOITE É O QUE O BICHO PEGA.ELE DORME TARDE E QUANDO DORME;E PASSA A NOITE TODA ACORDANDO SEM FALAR QUE ELE PASSA ANOITE INTEIRA ACORDADO,SÓ VAI DORMIR LÁ PELAS 4 OU 5 DA MANHÃ.ESTOU COM DEPRESSÃO E ESTRESS E MUITO CANSAÇO;EU JÁ NÃO AGUENTO MAIS.
POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE ME FALE UMA SIMPATIA OU ME MOSTRA UMA OUTRA MANEIRA DE FAZÊ-LO DORMIR A NOITE INTEIRA.AH E EU NÃO CONSIGO FAZÊ-LO DORMIR SOZINHO POR ELE MESMO NO BERÇO,ELE SÓ DORME NOS MEUS BRAÇOS.
UM GRANDE BEIJO E ME SALVEWM POR FAVOR