Como tirar as mamadas da noite?

Um dos erros que cometi com a Laura foi não ter tirado o peito durante a noite mais cedo. Laura só foi dormir a noite toda com quase 2 anos. (Engraçado como a gente esquece das coisas ruins, né?)

Alice ainda mama de noite. Mas eu percebo que ela não suga com tanta força assim. O peito é mais uma chupeta pra ela voltar a dormir. Bastam 2 ou 3 minutos e ela cai no sono de novo. Não é fome.

Desde ontem estou tentando não oferecer o seio quando ela acorda de madrugada. Acho que serão algumas noites bem problemáticas, mas que vão me dar o sossego no sono ininterrupto num futuro próximo. Este é o plano.

Essa noite foi difícil. A primeira vez que ela acordou, consegui fazê-la dormir de novo sem mamar. Não sei que horas eram porque não tenho relógio no quarto. Até queria um pra poder anotar os horários. Já a segunda vez… ela meio que adormeceu logo, mas não ficou mais que 10 minutos no berço e já reclamou de novo. Eu deixo chorar um pouco pra ver se ela vai se acalmar sozinha, mas não deu. E dá-lhe andar pelo quarto com bebê no colo pra ver se ela dormia. Nada… Depois o pai tentou também. Nada. Ela continuava chorando, resistindo o sono. Isso já era quase 5 da manhã.

Eu não queria ceder. Mas como a gente precisava dormir e ela já tinha ido até 5 da manhã sem mamar, resolvi dar o peito. E, claro, ela dormiu rapidinho. Mas eu achei um progresso que ela mamou só uma vez essa noite. Um passo de cada vez.

Eu tenho que ler o Soluções de novo. Trouxe do Rio e está lá na minha estante. Deixa eu terminar o Menino do Pijama Listrado que eu pego o livro pra ler mais dicas. Dormir picado é o que eu menos gosto de ter um bebê em casa. Eu sou super dorminhoca e PRECISO dormir a noite toda.

Sobre Ana Paula

Jornalista e escritora carioca expatriada em Vancouver, no Canadá.

Comentários

  1. Ana
    Meu filho mamou em livre demanda bem mais de um ano, na hora de tentar acabar com a mamada noturna o deu deu melhor resultado foi colocar ele pra dormir de rede. Quando ele acordava o pai, tinha que ser o pai, ia lá, embalava, cantava um pouquinho e ele voltava a dormir. Se eu fosse, não tinha jeito, o cheiro entregava e só voltava a dormir no peito. Devagarinho vai melhorando. Releia o Soluções, ajuda muito.
    Boa Sorte

  2. Ana…

    Báh isso de não dormir também era o que acabava comigo, Henrique tinha 5 meses quando “ensinei” o danado a não mamar mais à noite, foi 3 dias, o primeiro foi essa trabalheira ai, como Alice, mas depois foi tranquilo!!
    Boa sorte netsa etapa!
    estrelinhas coloridas….

  3. Eu era tão neurótica que dormia com o relógio de pulso no braço, só para poder reclamar que Otávio dormiu apenas tantas horas. MAs ele mamava bem de noite, viu? Ficava uns 40 minutos sugando. Ai, eu não me esqueço de nada desses tempos…

  4. Nossa, que interessante, nunca pensei nisso :) Deu pra notar que estou verdinha?

  5. Oi Ana!
    Eu também preciso dormir uma boa noite de sono…se não fico com um humor …
    Mas, com a Isadora foi fácil porque ela chupa o “bico”, então quando ela choraminga no meio da noite coloco novamente o bico na boca e ela chupa um pouquinho e volta a dormir. Mas, com certeza continuo levantando umas 2 a 3 vezes na noite para colocar o bico na boca!
    Beijos…Lu.

  6. Querida, vc está indo bem. Mas sempre me dizem que para acalmar bb à noite é melhor o pai pois não tem o cheirinho do leite. rs
    e com certeza as primeiras semanas serão as piores, depois tudo melhora!

  7. Ana, com certezacada dia que passar será melhor. Como recomedaram, é bom que o pai a tente fazer dormir. A Júlia mamou ate quase 4 anos, um sufoco. A Laura com 2 meses nao quis mais. Ela mesma cuspia a mamadeira de noite e resolveram nao insistir mais. Ela acorda uma vez e ganha chupeta e pronto. Boa sorte com Alice.
    Bjs

  8. Ai… largar o peito é difícil, né? Complicado pra eles e dói na gente! A noite ainda é mais difícil mesmo! Dói o sono…! Beijos

  9. Eu sei que ela não pegou a chupeta no início, mas será que agora se vc tentar ela não pega, só à noite?
    Muita gente faz cama compartilhada, não sei se é o seu caso, mas já facilita, porque não tem que levantar nem nada, se ela acordar, você já tá ali do lado….
    bjs

  10. PatriciaUk disse:

    A minha experiencia foi ao contrario, com o meu primeiro eu fiz tudo certinho, e com 6 semanas de vida ele dormia das 7 as 7 com apenas uma mamada as 11:30 (ainda dormindo) sem nenhuma acordada. Pois eu ensinei ele a dormir independentemente sem ajuda de nada – colo, chupeta, peito e com 4 meses ele tinha um sono ineterrupeto das 7 as 7. Ja com o meu segundo, eu fui levando ja que a vida estava mais complicada ( toddler de 2 anos, casa sendo reformada) e nao tive tempo de ensina-lo a dormir e ele acordava n vezes, qdo ele fez um pouco mais de 1 ano eu ja nao aguentava e fiz o control crying – sei que muita gente nao aprova, mas meus Deus, mae de 2 nessa vida da gente sem empregada e baba, eu precisava dormir. Na primeira noite ele chorou 1 hr, na segunda 10 minhs e na terceira 2 mins!!! E depois disso, 7 as 7……

  11. Ju De Mari disse:

    Ana, estou vivendo o mesmíssimo dilema. Gutão não mamava na madrugada. Vico, no entanto, acorda a cada três horas — faminto! Ao contrário da Alice, ele mama a mamadeira inteirinha e reclama quando acaba…um glutãozinho. Não sei direito o que fazer, mas sei que tenho que fazer alguma coisa urgentemente! Se descobrir um caminho, compartilho.
    Bjos

  12. Meninas,

    O livro A Encantadora de Bebês me ajudou muito. Boa noite de sono a todas!

  13. Ana, meu filho tem quatro meses e mama em livre demanda. Ainda acorda de madrugada, mas não é sempre e geralmente eu consigo algumas horinhas de sono. Ainda assim não é fácil.
    O que eu sei é que as mamadas noturnas são muito importantes para se manter uma boa produção se leite. E como a digestão do leite materno é rápida a criança sente fome com mais frequência (é claro que isso varia de acordo com cada criança)… Enfim, como a sua filhota já tem seis meses eu não me preocuparia tanto, mas mesmo assim fique atenta.
    Abraço

  14. Isabella disse:

    Um bom artigo sobre night weaning: http://www.kellymom.com/bf/weaning/weaning-night.html

    Outros links sobre sono:
    http://www.kellymom.com/parenting/sleep/index.html

    Boa sorte!

  15. Oi gente, Patricia que sorte a sua o Dani ta com dois meses e eu ja tentei tirar o mama da noite com chá, bico… Tres dias segidos quase a noite toda acordada e nada. Ele mama na mamadeira e de 3 em 3 hras eu não me importo de acordar, mas meu medo é de que ele nunca durma uma noite inteira, como o nene da minha tia que tem dois anos e ainda mama a noite. Qual a tecnica que vc usou?

  16. Oi tenho um filho de 1 ano e 2 meses, e tenho o problema q ele ñ deixa o peito, acorda diversas vezes para mamar e ele não volta a dormi se não der o peito. Ele faz meu peito de chupeta, pois basta uns segundos e ele volta a dormir. Gostaria de ajunda p/ tirar ele do peito, gostaria q ele mamase só para dormir. Obrigado.

  17. No meu caso ele está peito dependente,rss,pois até mesmo durante o dia ele quer pegar no sono e permanecer grudado no seio,e quando vou tira-lo para por no berço ele faz o maior escândalo,já não sei mais o que fazer…
    Alguém tem alguma dica??Ele tem um ano e dois meses.

  18. Oi Ana

    Amei a festa da Alice , minha filha tambem se chama Alice
    e estou pensando em fazer assim a festa ….

  19. Tenho uma gatinhna de 1 ano até os 6 meses acordava as 3h e depois só as 6 da manha era bom pois conseguia descansar mais depois disso resolveu acordar de 3 a 4 vezes por noite estou ficando um caco poius trabalho o dia td. resolvi tirar essa mamadas, mas estou com o coração apertado vou tentar mesclar as sugestões q li vamos ver no q da……..

  20. meu filho tem1ano e 2meses,ele nao mama no peito de dia,mas a noite ele acorda varias vezes só pra poder fazer meu peito de chupeta e assim nao consigo dormir me ajudem porque ele largou a chupeta com 11meses e agora meu peito virou a chupeta dele e assim nao consigo dormir socorroooooo.

  21. Preciso de uma sugestão que funcionou com alguém: meu filho tem 09 meses e NUNCA dormiu a noite toda! acorda várias vezes pra mamar, e só dorme com o peito na boca, de dia e de noite, não pegou chupeta nem mamadeira… tô quase morta de tanto cansaço e dor de cabeça todo dia…

Comente

*