Fralda de pano: uma escolha ecológica

por Ana Paula em 15/05/2008

em Maternidade,Meio ambiente

Quem não tem a visão romântica do varal cheio de fraldas brancas estendidas quando pensa em fraldas de pano? Ou então, que isso é coisa do passado. Ledo engano. As fraldas de pano estão voltando com tudo, agora que muitos estão mais preocupados com o meio ambiente. Eu sou uma delas.

Ouvi falar no ressurgimento das fraldas de tecido há alguns meses. Mas na época eu não estava grávida, e sinceramente, pensava que devia ser muito trabalhoso. Por que alguém abriria mão da praticidade da fralda descartável pra ficar lavando baldes de fraldas de xixi e cocô? Mas foi só pesquisar um pouquinho pra descobrir os motivos:

1) Ao contrário do que se pensa, as fraldas de pano atuais não são como as de antigamente. Você não precisa ser nenhum expert em origami pra fazer a dobra, e não sei usa mais aqueles alfinetes. As fraldas de hoje já vêm no formato certinho, com camadas separadas para o tecido absorvente e a calça externa.

2) Uma criança gasta, em média, de 3 a 4 mil reais em fraldas descartáveis nos dois primeiros anos de vida.

3) As fraldas descartáveis levam 500 anos para se decompor.

4) Cinco árvores são cortadas para cada criança que usa fraldas. Multiplique essas cinco árvores pela infinidade de crianças que usam fraldas descartáveis e você vai ver o estrago desse desmatamento.

Eu ainda não sei tudo sobre as fraldas de pano. Há várias questões sobre a lavagem, e armazenamento das fraldas. Teoricamente são mais caras do que as descartáveis, mas como são reusáveis, em dois anos há uma economia e tanto! Isso para as crianças que desfraldam aos 2 anos, que dirá para aquelas que ainda demoram um pouco mais, como acontece muitas vezes.

Não há como negar a praticidade da fralda descartável. E eu não vou dizer que não vou usá-las nunca com esse bebê. Mas estou estudando seriamente o uso das fraldas de pano, e quem sabe fazer um uso misto. Com certeza meu impacto no meio ambiente vai ser menor.

Os contrários de plantão podem até dizer: Vai economizar no plástico, mas vai gastar na água. É verdade, vai gastar mais água pra lavar as fraldas. Acho que o negócio está em pesar o que tem menos impacto. Impacto no meio ambiente sempre vai ter, não tem jeito, o negócio é fazer as escolhas que tenham o menor impacto.

Pra quem tiver interesse, no Brasil, o Baby Slings vende fraldas de pano. O site está recheado de informações para quem tem dúvidas sobre as vantagens e desvantagens da fralda de pano.

PS: Eu também escrevi sobre isso no Faça a sua Parte. Meu primeiro texto depois da volta ao blog. ;)
[tags]fraldas de pano, fraldas descartáveis, meio ambiente, sustentabilidade[/tags]

Related Posts with Thumbnails

{ 3 trackbacks }

De tudo um pouco at Colorida Vida
10/11/2008 ás 17:00
Colorida Vida - As fraldas chegaram
28/01/2009 ás 10:42
jar.io • ECOLOGIA
02/08/2009 ás 14:41

{ 46 comentários… leia abaixo ou deixe um }

Roberta 15/05/2008 às 09:18

Muito legal essa visão ecológica do assunto!!! Adorei!!!
E as fraldinhas de pano são lindas… nada a ver mesmo com aquelas que nós usamos!! rs.
Qdo rebento chegar vou comprar umas tb… uso misto é o ideal e o impacto com certeza é minimizado!!
Valeu a dica!!
Bjks

Reply

Mic 15/05/2008 às 09:54

Ana, eu acho o máximo quem tem essa visão de proteger o meio ambiente e pensar em alternativas. Mas, nesse caso das fraldas, acho meio irreal imaginar a gente lavando fraldas nesse nosso ritmo atual. Ainda mais você, com dois. É uma vida completamente diferente de quem tem um filho, você vai ver!

Eu acho que, mesmo que a gente tenha que fazer alguns esforços para proteger o meio ambiente, a solução tem que envolver praticidade. Pesquisa de novos materiais para as fraldas descartáveis serem menos agressivas ou outra forma de descarte, que envolva algum tipo de reciclagem, sei lá. Não sou expert no assunto nem quero te desanimar, mas eu muito improvável alguém conseguir uso prolongado da fralda de pano sem ter algum impacto na sua já caótica rotina! ;)

bjs

Reply

Elaine 15/05/2008 às 09:59

Na verdade existe um servico que vem buscar as fraldas sujas toda a semana, e trazer fraldas limpas. Eles tem tipo um container que eh aonde vc vai colocando as fraldas sujas, nao dah cheiro nenhum.

Fiz um search, eh isso aqui, mas essa eh aqui na area de Toronto:
http://www.comfycotton.ca/index.cfm?ID=77

olha esse link tem varias que sao em BC:
http://www.canadianbusinessdirectory.ca/category.php?cat=63632
:)

Reply

Ana Paula 15/05/2008 às 10:08

Mic, eu sabia que você ia comentar aqui com sua visão prática! ;) Eu concordo que dá mais trabalho, mas é algo que EU estou disposta a fazer. Como eu disse, eu talvez não vá fazer uso exclusivo das fraldas de pano, mas eu quero tentar, sabe?

Com certeza já devem ter pesquisas também pra fazer fraldas descartáveis mais ecológicas. Eu acho que até li algo sobre isso também. Mas EU (novamente, EU!) acho que é interessante essa proposta da fralda de pano. E ela é bem mais moderna que as que nós usávamos. Como a Elaine disse acima, tem empresas que fazem a lavagem pra você! Isso aqui no Canadá, né… no Brasil não sei se já tem empresa que faz isso.

Reply

Lu Brasil 15/05/2008 às 12:18

Ana, eu acho tudo muito lindo fofo e correto, mas eu mal consigo TROCAR uma fralda, que dirá lavar, e outra, essas belezocas custam 25,00 cada e ja viu a quantidade que eles indicam que tem que ter.
Eu zapeei nesse blog quando eu tava gravida e me animei, mas quando vi o preço… nem adianta querer salvar o planeta enriquecendo ne? kakak. E agora, caindo na real, ainda bem que nao comprei, pq so depois que a gente se ve com 2 que cai a ficha do trabalho que dá.
Bjs

Reply

Viviane 15/05/2008 às 12:31

Ana, acho louvável mas pouco prático. Estou com a Mic… Você vai precisar de tempo para tudo isso. Acho que o mais provável é que vc use as de pano de vez em quando. Pense que até a lavagem tem que ser especial… vc não vai colocar uma fralda suja, ainda que um pouco, numa máquina de lavar com outras coisas… também não vai guardar até ter outra suja. Então, provavelmente, vc vai ficar muito dependente e atarefada. Eu não conseguiria… mas eu sou outra pessoa…

Reply

Rachel 15/05/2008 às 13:24

Meninas, eu posso estar errada, mas nos naum precisamos lavar as fraldas se naum quisermos, se naum tivermos tempo. Existem lavanderias especializadas que vem ate a nossa casa uma vez na semana, fornece as fraldas limpas e um balde lacrado, anti-cheiro, para vc depositar a fralda suja e depois vem buscar o balde e trazer mais fraldas limpas. O custo disso eu nao sei, mas acho que vale a pena sim.
Eu moro na Inglaterra e posso ate estar errada qto a existencia de um sistema deste ai no Brasil, por favor me corrijam se realmente nao existir isso ai.
Eu vou fazer um teste com uma lavanderia destas por 3 semanas free, depois conto o resultado da praticidade, da sujeira e da canseira.
Eu se fosse vc, Ana, nao desistia da ideia nao.
Bjao

Reply

dailce lima 15/05/2008 às 13:34

Olá, sempre disse q qd tiver filho vou usar fralda de pano, e sou muito criticada, mas não ligo… e tb tenho o sonho de ver o varal branquinho… se vc fizer uso das de pano já terei um exemplo a seguir…
beijos, e sua barriga está linda na foto, tenho um amigo q ama barriga de gravida, então dei seu endereço pra ele entrar e ver a foto, e ele me retornou “q barriga linda”…
dailce lima…

Reply

Priscilla Santos 15/05/2008 às 14:04

Oi Ana,
A Flávia já tinha falado isso no blog dela a um ou dois anos, não me lembro bem. Eu achei a ideia bem interessante, principalmente pq minha filha teve alergia a todas as fraldas possiveis, dai pensei em usar qdo tiver o segundo, e tb pq, tenho secadora em casa, pq não dá pra secar no varal nem pensar, principalmente eu que moro em apertamento dai ja viu.
Agora no Canada e nos EUA e acho que na Europa tb tem a Gdiapers, ja ouviu falar? Ela é ecologicamente correta e penso que não é cara não.
Ate penso em qdo ficar gravida de novo ir fazer compras nos EUA, a gente sempre vai todo ano, as vezes mais de um vez, mas trazer fralda descartavel não dá né? Dá uma olhada no site: http://www.gdiapers.com/
Bjs pra vc.

Reply

Liliany 15/05/2008 às 14:33

Ah, não, muito obrigada!!! Deus me livre e guarde de ter que lavar fralda. Sem falar em estender, passar (sim porque qdo é pequenininho precisa passar)… Acho um retrocesso. Se vc ainda tivesse alguém pra lavar até vai… Mas, como vc disse, é algo que vc QUER fazer e como não é algo tão grave assim… talvez seja interessante vc tentar e nos dizer como é a experiência.
Lendo seus posts anteriores eu dei graças por ter feito pré-natal à moda brasileira. Soube o sexo do meu filho com 8 semanas num exame de sangue e pude optar pela cesárea, algo que – até onde sei – não é permitido por aí. Acho super válido vc poder escolher o tipo de parto que quer ter, mas aí o parto normal é a regra e não a exceção, né?
Mas, se esse é o seu desejo, que Deus permita que tudo corra bem!!

beijo,

Reply

Pata 15/05/2008 às 18:07

As fraldas não são tão caras quanto disseram.

E o que você gasta com um número razoável para não precisar lavar todos os dias, dura uns 6 a 8 meses (por que cabem, tamanho bom e ajustável, e não por que estragam) e é o equivalente ($) a 3 meses de descartáveis.

Portanto, não vale só dizer que fralda de pano é coisa de gente romântica, de mulher que não trabalha, ‘tecnologia’ atrasada, ou coisa parecida.

Elas são bonitas, acessiveis (financeiramente falando), ecologicamente corretas (e eu quero um mundo melhor pros meus filhos, vcs não?) e práticas também, por que vc não precisa se preocupar com estoque, nem em lavar diariamente se não quiser. Só vai fazer isso se tiver vocação pra mártir…

Antes de dar pitaco, era bom conversar com quem já usa… A visão é bem outra!

Mas é isso aí: cesárea, mamadeira e fralda descartável. Somos muito modernas…

Ana, você vai comprar da Baby Sling (que aliás, não é esse o nome… o da fralda é FRALDA BONITA) ou por aí mesmo?
bjs

Reply

Tereza Fagundes 15/05/2008 às 18:38

Pensei que este assunto não fosse render tantos comentários!
Caramba!!!! Eu contribui um bocado para o bem estar do nosso planeta!!Só agora me dei conta disso.
Ana, pode deixar que não vou contar pra ninguém que voce usou fralda( de pano)durante …. anos, tá legal! Mamãe vai te poupar desta vez! Afinal, não tinha outro jeito, voce e sua irmã eram alérgica e não tive outra solução se não lavar as fraldas de pano.
Só queria deixar aqui no seu blog uma informação preciosa. Estas lavanderias que lavam fraldas são antigas. Quando fomos morar em São Paulo, voce tinha um ano e meio e só não fiz uso delas porque não trabalhava fora e já estava acostumada com este tipo de trabalho braçal. Nós não tínhamos máquina de lavar.
Na minha opinião, acho muito melhor as fraldas descartáveis, pena que o mundo anda tão poluido e realmente precisamos fazer a nossa parte, deixando a casa limpa para essas crianças que estão sendo geradas nos dias de hoje, caso contrário elas não terão nem as fraldas de pano para colocarem nos seus filhos.
Minha querida, cuide de seu filhote como sentir no teu coração, se ele puxar a tia Cris só usará fraldas no primeiro ano, mas se puxar a mãe, faça uso da descartável também.
hahahahahahahah!!!!!
Mamãe disse que não vai contar e não contarei.
Suas amigas são muito curiosas, mas eu sei guardar segredo.
Desculpe a brincadeira.
Beijos na Laurinha e na linda barriguinha.
Te amo muito.
Saudades!

Reply

Tereza Fagundes 15/05/2008 às 19:11

Minha querida,eu dei uma passadinha para ver as fraldas de pano no Baby Slings e fiquei surpresa. Eu colocava as fraldas de voces da mesma forma que está nas fotos. Até parece que foi eu quem vestiu os bebes. Tenho fotos de voces de fralda. Outra coisa: quando fazia muito calor, eu usava uma calcinha com a franda por dentro, dobrada como se fosse um modess.
Criança sofre!!!!
Mãe também!!!!
Não achei que fosse novidade, porque eu já usava dessa forma e já se passaram tantos anos e o que é novidade para voces para mim é algo mais que comum.
Quase não usei alfinetes em voces. Usava uma fita para prender as fraldas. Tipo esparadrapo, agora não me lembro o nome dela.
A empresa que faz as fraldas é do Sul- Gramado.
Anotei o e-mail deles, se quiser, a mamãe leva pra voce.
Beijos!!!!

Reply

Carina Schirrmann 15/05/2008 às 20:02

Ana, que atitude mais legal! Acho que mesmo que vc não use exclusivamente, ou por muito tempo, só o fato de estar preocupada com isso, mostra que essa, não é a sua única atitude em relação a isso!
Prático, com certeza não é. Fácil, também não. Mas hoje, como as coisas estão andando, se não mudarmos nossas atitudes diárias… Não há solução. Talvéz essa busca desenfreada pela praticidade, pelo fácil tenha resultado nisso tudo!

Linda sua barriga no post abaixo! Não estás gorda, tais linda!
beijos, Cá!

Reply

Cíntia Levita 16/05/2008 às 04:18

Eu também pensei nisso quando a Bia tava ainda pequenininha. Então como sou da área e vivo entranhanda nos problemas ambientais que um órgão federal de meio ambiente precisa se debruçar, percebi que realmente o uso indiscriminado do recurso água é um problema ainda maior que a produção de resíduos. Existem inúmeras saídas, desde que se façam políticas públicas voltadas pra isso, e incentivo às tecnologias de destinação correta. Mas a água querida, tsc tsc tsc. Essa vai acabar invariavelmente. Não tem pra onde correr. Por isso eu optei pelas fraldas descartáveis, dando preferência às que não usam ou usam pouco plástico na composição. Dos males o menor.

Reply

Silvia 16/05/2008 às 04:27

Gente, nossa primeira reação é sempre essa: “Ai, que retrocesso, Deus me livre!” Mas eu sei que, depois que algo vira rotina, a gente passa a não achar tão complicado. Experiência própria.

Pra começar, eu acho essencial que a gente deixe de lado essa resistência a mudanças. Porque, se a gente não mudar, a humanidade vai ficar sem condições de sobrevivência. Gente, é só ter bom senso para ver isso. Sério. Eu adoro um conforto, adoro consumir, adoro andar de carro e outros pecados mais. Adorava longos banhos bem quentinhos. Adorava não precisar ficar carregando sacola de feira pro mercado.

Hoje, eu levo sacola pra fazer compras e desligo o chuveiro pra tomar banho naturalmente. Virou rotina. Não acho isso estranho como achava há um, dois anos. As metas pro próximo ano são usar produtos de limpeza cuja química não agrida o meio ambiente e andar menos de carro. E isso vai virar rotina também, aí posso definir novas metas.

No início, pode ser que a rotina da Ana fique meio confusa, mas ela vai descobrir o jeito de usar as fraldas de pano sem ficar maluca, eu tenho certeza disso. Pensem nisso: as nossas mães usaram fraldas de pano na gente! Alguém morreu por causa disso? E, olhem, as fraldas não eram práticas como as de hoje. Peçam dicas às mães e avós, aposto como elas têm truques ótimos para lavar fraldas sem enlouquecer (Ana, a tua mãe pode render uma boa entrevista, olha aí).

Eu vejo as pessoas levantarem, basicamente, três tipos de problemas referentes às fraldas de pano: tempo, preço e gasto de água. Vamos lá.

1) Tempo. É preciso definir uma rotina (hahaha, quem lê até pensa que sou uma pessoa organizadíssima!). Qualquer coisa, depois que entra pra rotina, fica fácil. Eu, por exemplo, decidi, há uns quatro anos, que começaria a usar absorventes de pano (conheçam os aBIOsorventes aqui: http://www.coisasdemulher.com.br/abio.htm). Achei que tava me metendo na maior roubada, mas decidi que tinha que experimentar, afinal eu já tinha poluído o ambiente com meus absorventes nos ciclos anteriores e também com as fraldas das meninas. Putisgrila, lavar tudo… Mas, enfim, não é tão difícil. Pior realmente é nos 2 primeiros dias, em que o fluxo é mais forte e eu tenho cólicas. Mas deixo de molho num baldinho com tampa por um ou dois dias, depois passo para um molho com sabão em pó (e tô pesquisando sobre os ecológicos, pra não poluir sem necessidade) e bicarbonato de sódio (gente, descobri há pouquíssimo tempo que o bicarbonato é ótimo pra deixar roupas encardidas de molho, experimentem!). Depois vai tudo pra máquina de lavar. Pronto, limpinhos pro próximo ciclo. Só não pode água sanitária, porque não é um produto bom pro ambiente nem pro pano, ele vai corroendo as roupas aos poucos. Quando a minha caçula fez o desfralde, o bicho pegou, porque ela fazia xixi e cocô na roupa direto. Solução? Quando era xixi, ia direto de molho pra depois entrar na máquina de lavar. Quando era cocô, eu segurava a calcinha na privada e dava descarga. A calcinha já ficava sem o excesso de cocô, que ia embora. Aí dava uma esfregada rápida, depois punha de molho pra ir pra máquina com o resto da roupa. Não é difícil. Mesmo.

2) Preço. Gente, eu não sou boa de matemática e tenho a maior preguiça de fazer contas, mas a gente precisa pôr isso na ponta do lápis! Façam as contas não referentes a um mês, mas ao período todo de uso das fraldas. As fraldas de pano representam um investimento inicial maior, mas depois você pára de comprar! É claro que sai mais barato. E é claro que uma unidade de um produto artesanal, de algodão, vai custar mais do que uma unidade de um produto industrializado. Mas quantas fraldas descartáveis uma fralda de pano substitui? O investimento tem retorno rápido. Essa questão é indiscutível. E, como eu disse, nunca fui boa de matemática. ;-)

3) Gasto de água. Não tenho dados concretos, mas tenho bom senso. Qualquer processo industrializado representa um gasto de água enorme. Tenho certeza de que uma fábrica de fraldas descartáveis representa um gasto muito maior de água do que a lavagem das fraldas de pano em casa, mesmo somando a água gasta na hora de dar aquela descarga básica, a água gasta pra dar uma esfregada rápida na fralda, a água gasta pra deixar de molho e a água gasta no ciclo de lavagem da máquina.

E, gente, numa boa: precisamos mudar nossa mentalidade! Vivemos num mundo descartável, e essa é uma situação insustentável. Em poucos anos, nós poluímos muito mais do que várias gerações de antepassados juntas. Se queremos manter um certo grau de conforto em nossas vidas, se queremos que nossos filhos e netos vivam bem, precisamos parar de pensar em soluções fáceis e imediatistas. Esqueçam esse conceito de “jogar fora”, como diz o pessoal lá do Akatu. Isso não existe! Nós estamos “jogando dentro”, porque o lixo está todo aqui, dentro desse nosso mundinho com espaço limitado. Só porque vai lá pro aterro sanitário e a gente não vê, não quer dizer que sumiu. Pensem nisso com carinho.

Ana, desculpa o comentário enorme. Aliás, acho que vai virar post lá no Faça. :-)

Reply

Elaine Morais 16/05/2008 às 04:50

Acho que é uma boa opção, o que me preocupa mesmo é a questão da água…
Praticamente um beco sem saída…

beijos

Reply

Ana Amorim 16/05/2008 às 05:04

Ana!
Adorei a idéia! Vou dar umas estudadas sobre o assunto pq MUITO me interessa… é isso aí, repensando hábitos e “viver simplesmente para simplesmente viver”.

Mais tarde vou lá conhecer o blog faça a sua parte ;)

Mil beijos,
Ana.

Reply

Michelle Filo 16/05/2008 às 09:06

Muito legal o texto e a iniciativa Ana, tenho vergonha de admitir mas eu ainda tenho que evoluir muito para encarar uma dessa ;)
Beijos

Reply

Patricia Müller 16/05/2008 às 14:55

“Impacto no meio ambiente sempre vai ter, não tem jeito, o negócio é fazer as escolhas que tenham o menor impacto.”

Perfeito, Ana. Mais importante ainda é fazer uma escolha CONSCIENTE, ou seja, se for pra optar pela fralda descartável, ao menos fazer isso sabendo qual o impacto que está gerando no meio-ambiente ao invés de nem sequer avaliar os custos (ecológicos e financeiros) e os benefícios das alternativas.

Reply

Patricia Müller 16/05/2008 às 15:02

Fiquei pensando aqui depois de comentar… Eu não sei que escolha eu faria ou farei quando tiver um filho. Mas acho importante se educar e fazer uma escolha consciente.

Reply

D. Afonso XX, o Chato 16/05/2008 às 15:32

Bueno, bueno,

Vou meter o meu pitaco aqui nesse “clube da luluzinha” (e apanhar, eu sei hehehe).

Há 18 anos, quando minha primeira filha nasceu, as fraldas descartáveis eram novidade no Brasil. Existiam apenas as importadas. Caréssimas. Dai surgiu o hoje tão comum “Chá de Fraldas”. Eram tão caras que tinham o status de presente de ouro. Não havia opção a não ser usar as históricas fraldas de pano e, eventualmente – em alguma situação bastante excepcional -, utilizar as descartáveis.

Por razões que não importam aqui, coube a mim a responsabilidade de fazer quase tudo com relação a minha filha, inclusive torcar as fraldas, lavá-las e passá-las. E não eram essas fraldas “modernas”; eram fraldas comuns, quadradas e de algodão. O máximo de “modernidade” que tinha a minha disposição era uma fita para prendê-las, em substituição às famosas “joaninhas”.

Como fazia tudo isso e ainda trabalhava? Um detalhe: naquela época as creches faziam a sua parte. Tambem trocavam as fraldas de pano das crianças.

Bem, o como, como disse a Silvia, eu também conto num post do Faça. Mas uma coisa é certa: pobre mundo em que vivemos hoje…

Reply

Tereza Fagundes 16/05/2008 às 16:03

Minha querida, olha eu aqui outra vez! Estive lendo o que Silvia disse sobre usar absorventes de pano e nem acreditei no que li. Acessei o endereço que ela deixou e me senti realizada. Precisamos realmente voltar aos ensinamentos antigos. Minha mãe está com 82 anos e nunca usou absorventes modernos. Eu tenho 54 e só comecei a usá-los com 19 anos. Sua amiga está correta quando diz que eles são prejudiciais a saúde da mulher. Tive muitos problemas genicológicos por causa de absorventes e só fiquei boa quando parei de usá-los. Precisamos colocar os pés nos freios e dar uma paradinha para repensar uma porção de coisas que se criaram para facilitar a vida não só das mulheres. A vida de todos os moradores desse planeta. Infelismente existem os que se dizem modernos e vão continuar emporcalhando a natureza;para os tais não existe reciclagem e muito menos vida em equilíbrio. Que se dane o planeta e seus moradores!
Precisamos reaprender a viver com mais naturalidade.
Não precisamos radicalizar e sim não ficar sempre pensando no que os outros vão pensar de voce.
De vez em quando é bom ser cafona e usar fraldas de pano e absorventes também.
Pessoal tô só brincando!!!! Cafona são os que insistem na destruição do nosso planeta dizendo que tudo que fazem é buscando a solução para os problemas das pessoas que não tem tempo. Por que TEMPO É DINHEIRO.

Reply

Tereza Fagundes 16/05/2008 às 16:05

Filha, a mamãe esqueceu algo muito importante que foi dizer: EU TE AMO MUITO.
Beijos!

Reply

ana 17/05/2008 às 10:18

Ana, acho muito legal da sua parte, e se vc acha que consegue, vá em frente.
Eu não me adaptaria, mais nós temos que fazer o que achamos certo! Te dou a maior força.
Ah, as fotos eu não imprimo em casa não, é em laboratorio fotografico mesmo!
Um bj!

Reply

Flavinha 17/05/2008 às 14:45

Ana, parabéns! Achei louvável sua colocação, sua disposição e até mesmo toda a polêmica que levantou. Li tudo e com isso descobri muitas coisas: as fraldas de pano que vi no site indicado são lindas e realmente evoluiram muito! Impressionante! Acho que o dia que eu for mãe (espero que seja logo!) vou tentar também! O máximo que vai acontecer é não dar certo… Mas até para o bebê eu entendi que é melhor! E estou achando que uma das maiores dificuldades é das outras pessoas aceitarem esta decisão… Fico imaginando minha mãe e minha sogra achando isso uma idéia péssima e não querendo colaborar… Te dou toda força! E desejo que dê certo mesmo e me encoraja ainda mais!
Beijinhos.

Reply

Daniela Pedrinha 17/05/2008 às 20:17

Ana entendo perfeitamente o que vc fala no post e acho que é uma decisão mto sábia. Há 19 anos atrás eu usava fraldas de pano no meu filho e não foi nenhum bicho de sete cabeças.

Fazia assim, usava as de pano com uma descartável (que mais parecia um absorvente tamanho família) que era colocado junto com a fralda de pano, era ótimo no caso de cocô, pois tornava a lavagem da fralda de pano mais fácil. Nos dias mais quentes, vc sabe como no Brasil é quente no verão… deixava meu filho com as de pano somente e trocava a cada xixi. Usava as descartáveis quando saía de casa somente, assim o bolso agradeceu e eu sem saber ajudei a desmatar menos.. sem falar que ele teve bem menos assadura por causa desses materiais.

Meu filho deixou as fraldas aos 18 meses, usando para dormir até os dois anos e ainda assim, o danadinho tinha o dobro de fraldas de pano que eu e minha irmã gêmea tinhamos JUNTAS. ;) Beijos

Reply

PatriciaUk 17/05/2008 às 22:48

Eu sempre usei e ainda uso no meu primeiro filho e nao tenho do que reclamar!! Mas quando estou fora eu levo as descartavies ecologicas. Eu compro os liners para por na fralda que depois de sujo se poe direto na privada…. para lavar vai tudo na maquina a 40 graus e para secar no inverno em vez da secadora, coloco na radiador e seca rapidinho. xx

Reply

PatriciaUk 18/05/2008 às 13:06

erro acima, ainda uso no meu segundo filho!!!!!rs

Reply

Ciça 19/05/2008 às 02:14

SE eu tivesse de lavar e me fosse fornecido um recipiente para guarda-las onde o cheiro nao saisse de jeito nenhum, eu com toda certeza pensaria no caso. Quando Manrique nasceu até tinha um servico assim na cidade, mas quando olhei a cesta (uma cesta de vime forrada com plastico) de guardar as bichas sujas, desanimei na hora

Reply

Camila 28/05/2008 às 10:36

Ana,

muita gente já falou, mas… eu nunca pesquisei muito sobre isso, mas o marido vive lendo sobre tudo quanto é tipo de assunto, inclusive sobre nosso impacto no meio ambiente. E uma das coisas que ele sempre comenta foi de um estudo que mostrou que as fraldas de pano, na verdade, são pior. Não só pela água gasta, mas pelo sabão utilizado e a energia elétrica. Fora que as fraldas descartáveis atuais são desenvolvidas pensando nisso e já não são tão maléficas. Outra coisa que ele costuma comentar, contrariando o que muita gente diz, é sobre os copos descartáveis. Nesse mesmo estudo, mostraram que o gasto e o material utilizado para produzir uma caneca, que parece ser a opção saudável, é muito pior do que o mal trazido pelos copos descartáveis.

Enfim, sempre vai ter opinião dos dois lados. o mais importante, então, é termos nossa própria convicção e viver de acordo com ela.

Beijo,

K.

Reply

Camila Graciela 28/05/2008 às 13:51

Parabéns pela escolha, sinto que cada vez mais a questão ambiental esta sendo integrada a nossa realidade e fiquei muito feliz em ler no seu blog a respeito disso. Eu tenho uma menina de 08 pretendo sim ter mais filhos e estou me mudando para Vancouver em julho. bjos tudo de bom

Reply

Marianne 13/06/2008 às 18:48

Sou francesa e brasileira, morando em Montréal, Canada. Primeramente, desculpem meu portugues porque fui alfabetizada em francês!
Nao posso deixar de participar quando se trata de fraldas de pano e de “mods” de pano: minha filha e eu usamos. Nao sou nenhuma neo-hippy, mais gosto de testar novas coisas e acho immensamente mais CONFORTAVEL o mods de pano! Minha filha nao fala ainda (5 meses), mais cheguei a conclusao que se é bom para mim, deve ser bom para ela. As fraldas sao de marcas canadenses, sao super praticas, facil de usar e de lavar. Nao sou eu que faço o trabalho, é a maquina de lavar roupa! Nao precisa passar, e funciona perfeitamente (nao vasa). Eu nunca preciso ir correndo ao supermercado para comprar fraldas. Meu lixo é pequeno e so é coletado 2 vezes por semana.
Eu li sobre a preocupaçao da AGUA, ja foi provado que este nao pode ser um argumento negativo. Vcs usam todas louça lavavel? Sera que seria melhor usar descartavel para evitar a agua suja???
Tem uma moça na Bélgica, a Anne-Sophie Ourth, que escreveu a these de doutorado em ecologia sobre fraldas de pano, porque ao mudar 1 comportamento (o das fraldas), se economisa 9% do lixo no pais dela!!!! E a Bélgica é pequenininho… nao como o Brasil. Sera que um problema so é verdadeiramente problema quando SE VÉ?
Bom, vcs podem consultar (somente em francês): http://www.bulledecoton.org/telechargements/These.pdf
Basicamente, ela chega a conclusao que as fraldas lavaveis sao muito melhor para o planeta, para a saude do bébé (sao muitos produtos quimicos numa descartavel, dai os problemas) e bem mais baratas tambem.
Tem uma associaçao na França que acaba de lançar um guia sobre fraldas lavaveis e outras alternativas. Vcs podem ver aqui:
http://www.grandirautrement.com/commande.php
Uma alternativa BEEEEMMMM écologica: nao usar NADA. Chama “hygiene natural infantil”. Eu nao tenho coragem, mais eu sei que eu poderia fazer muito mais pelo planeta, e eu escolhi uma forma bem facil porque eu sou uma preguiçosa nata!!! ;)
Eu poderia falar horas sobre este assunto…
As fraldas na minha filha sao:
http://www.ampdiapers.com/
http://www.bummis.com/
http://www.omaiki.com/en.htm

Existem soluçoes faceis e ecologicas.

Reply

Julia 22/07/2008 às 15:59

Olá Ana.
Queria saber se já está usando as fraldas de pano no seu bb? Tenho uma bb de 10 meses e durante a gravidez pesquisei muito e desenvolvi as FRAL’S – fraldas alternativas. Não estamos usando 100%, mas estamos buscando a meta de 2 frals por dia, na busca de reduzir o impacto, ao final dos 2 anos serão menos 1.460 fraldas descartadas no ambiente!
Nos finais de semana, qdo estou em casa mais tempo, dá para usar mais. Estamos confeccionando para as amigas, há vários bbs por aqui usando e o movimento está crescendo. Tenho mais dois filhos e estes usaram somente descartáveis infelizmente, ainda não tinha me sensibilizado com esta causa, não imaginava que após descartada a fralda ainda era responsabilidade minha!
Estou muito feliz em fazer parte deste movimento.
Já estamos com o blog no ar, bem caseiro ainda, mas aos poucos vamos aperfeiçoando.
Tudo de bom para vc e para suas crianças.

Reply

Jussara 26/07/2008 às 14:51

Olá a toda(os)!

Se vcs gostariam de adquirir lindas fraldas de pano e babyslings e moram em Brasilia / DF visitem:
Era meu Agora é seu Empório Infantil
CLN 111, Bloco C, Lj. 75 – Galeria (Asa Norte – Brasilia)
F: 3340-7948
Em breve vcs poderão ver os produtos disponíveis no site que está em fase de publicação:
http://www.erameuagoraeseu.com.br
e-mail: era.meu.agora.e.seu@gmail.com
Por ora vejam um pouco da loja em: http://www.artecountrybr.com
Abraços a toda(os)!
Jussara

Reply

Eliane 08/08/2008 às 06:04

Prefiro plantar as 5 árvores, assim nem água e nem fralda estarei desperdiçando.

Reply

Jussara 17/08/2008 às 11:35

Oi mamães!

Agora vcs podem utilizar as fraldas de pano sem terem tanto trabalhão na hora de lavar. Atualmente, já existem papeletas desenvolvidas especialmente para uso descartável.
Se quiserem maiores informações é só nos contatar.

E, aproveitando, para as mamães, papais, …. de Brasília, vejam como participar do sorteio de um sling em nosso Brechó Infantil! Para ver como, basta acessar o site para ver as condições e deixar um recado em nosso blog!

Condições para participar do sorteio, vejam aqui:

http://erameuagoraeseu.com.br/sorteio_sling.html

Blog: http://brecho-erameuagoraeseu.blogspot.com/

Reply

ANA PAULA LIMA 29/08/2008 às 04:19

ola,gente quem pensa assim esta com toda razao pois o mundo vai acabar se transformando uma grande planeta de lixo,pelo nivel de natalidade que estamos indo, e com se vem a poluicao do planeta que vem por parte as fraldas descartaveis aquelas que usa se se jogar do lixo,e para aquele elemento nao é reciclavel.
Entao pensando assim uso fraldas de pano em meus filhos…agora para ficar mais perfeito ainda uso com calca plastica so que eu nao tenho ainda no momento…Alquem sabe mim dizer onde posso comprar calcas enxutas ou plasticas pelo internet que fazem vendas para exterior.?

Reply

Marianne 29/08/2008 às 15:43

Oi Ana Paula,
Nao sei se entendi bem o que vc esta buscando. Vc tem faldas “2 em 1″ e esta buscando a parte de fora, que faz com que a fralda seja impermeavel? Conheço varias pessoas que vendem aqui no Canada, onde eu mora, entao talvez possa te encaminhar para um desses pessoas. Me diga melhor o que esta buscando e a que nivel de preço.
Abraço, Marianne

Reply

lucinda marques 20/12/2008 às 10:32

oi Tereza
tenho 52 anos, casada e 2 filhas e moro no interior de Sao paulo. se todas as pessoas deixassem de ser ‘comodista’ e pensassem um pouquinho na natureza, com certeza nao estaria acontecendo esses desastres , furacoes, enchentes, que ocorreu recentemente e Sta catarina e agora em Minas. todo mundo so esta pensando em si proprio e ajuda apoluir o meio ambiente, cam fraldas,…etc. converse com sua mãe ou sua avo, como voces faziam para proteger voces, as fraldas descartaveis eram muitos caros e so existia a Jonhson. naquela epoca eu e minha irmas e minha filhas , so usamos fralda de pano e calca plastica, confecionada pela minha mãe. ainda vou alem minha mãe ainda diz para nos nunca usou absorvente, o modess como era conhecido. era so absorvente de pano e calca plastica e como todas eram mulheres , nao havia o problema de estar escondendo as toalhilhas do homens. tenho uma irma que ainda usa essa toalhinhas higiencias com calca plastica, devido prolblema ginecologico, o fluxo dela parece hemorragia e muito alergica a produtos artificiais, um pouco desconfortavel, porque o plastcio faz ruido e as pessoas, os homens ficam so observando o volume na calca.

Reply

Edilene 02/04/2009 às 10:03

Fico muito feliz, quando vejo pessoas preocupadas com o planeta em que vivemos, hoje a situação é calamitosa, temos lixões a céu aberto por toda parte, inclusive contaminando os oceanos (Super interessante, dezembro, 2008). Havia pensado em ter três filhos, achava um número bom, depois de apresentados 47º de temperatura no sul do país em fevereiro de 2009, penso em nao ter mais nenhum, já que seria crueldade demais colocar o que mais amamos no mundo a temperaturas extremas e insuportáveis como esta, mencionada acima. Em minha casa procuro consumir só coisas com o menor impacto possível ao ambiente, inclusive deixo o carro em casa e vou trabalhar a pé. Ainda é tempo de se fazer alguma coisa, façamos então. Comece pelas pequenas coisas como ficar menos tempo no chuveiro, ou deligá-lo enquanto esfrega o corpo, lavar calçadas uma vez por semana e procurem consumir produtos que tenham selo de sustentabilidade, ultimamente tenho consumido muito os produtos da linha Ypê, que estão com um projeto de reflorestamento da Mata Atlântica. Faça sua parte, irá se sentir melhor. Abraços

Reply

Roberta 07/04/2009 às 07:39

Olá Ana,
Te parabenizo pela preocupação com as fraldas! Muito legal essa sua visão de mundo, bem que mais pessoas poderiam pensar assim!
Nós ainda não temos filhos, mas o assunto em pauta aqui em casa (em relação aos filhos que virão), é de como faremos com a questão fraldas, já que o nosso trabalho é voltado diretamente ao meio ambiente e nos preocupamos sim com nossos hábitos do dia a dia… e as fraldas são muito poluentes!
Adorei essa idéia das fraldas de pano!
E me conta mais, você já está usando as fraldas? Como está sendo essa experiência?
Abraços,
Roberta

Reply

rafaella 09/09/2009 às 14:29

Ola me chamo Rafaella e gostaria de saber como faço para compra esta fralda plastica pois gostaria de ter pois quando esta calor quero q a minha filha use pois vou p um lugar muito quente vou passa as ferias obrigada e aguardo a resposta

Reply

elizabethe 18/02/2010 às 11:20

concordo plenamente com fraldas de pano pois tem umas lindas e bem confortaveis , se nossass maes usavam em nós , porq nao podemos usar em nossos filhos ok
sem falar q lavar fraldas é muito prazeroso principalmente vó coruja nao custa nada e ajuda a natureza prara nosssos decendentes de amanha rsrsrs beijos a todas

Reply

Tania 13/06/2010 às 16:42

Cada vez mais tenho a certeza de que fiz a escolha certa ao utilizar fraldas de pano. Pra começar diferentemente doque se prega, elas sao práticas no uso do dia a dia. Evitam alergias causadas pelas fraldas descartáveis e são muito mais confortáveis, principalmente em dias quentes, que as tradicionais. Uma dica; utilize no inicio as fraldas de pano alternadamente com as descartáveis e a medida que vai se adaptando, amente o uso delas. Onde encontrar: http://www.biofraldas.com.br

Reply

Adenilde 18/08/2010 às 06:57

Muito lindo….. eu também quero ajudar o planeta, afinal ele é nossa casa, porém vocês ja devem ter percebido que tudo que é ecologicamente correto custa o olho da cara????? Quem tem acesso são pessoas de classe social previlegiada, os pobres só usam fraldas de pano das comuns, sem frescura!!!!

Reply

Deixe um comentário

Post anterior:

Próximo post: