A Laura parou* de chupar o dedo

Achei que era melhor começar com o resumo da notícia. ;) Faz umas duas ou três semanas que temos reparado que a Laura resiste em colocar o dedo na boca. Acho que vocês sabem que ela tinha o costume de chupar o polegar direito, desde que nasceu. Na verdade, ela chupava o dedo ainda na barriga, como vimos numa das ultrassonografias que fiz ainda grávida.

Eu escrevi algumas vezes sobre a minha preocupação dela chupar o dedo. A minha irmã chupou até os 10 anos e só tirou porque colocou aparelho nos dentes. Eu não queria ter que chegar a esse ponto. Todo mundo tá careca de saber que chupar dedo faz mal pra arcada dentária, mas ao mesmo tempo eu não tinha coragem de tomar medidas para fazer com que a Laura largasse o dedo.

No ano passado fomos numa dentista e falamos da nossa preocupação. Ela disse que não tinha muito o que fazer, que era pra tentar conversar com ela depois dos 3 anos mesmo, quando ela poderia entender melhor, dizer que o dedo é sujo, essas coisas… E foi o que fizemos. Na verdade eu tinha preguiça de tentar qualquer método que fosse. A criança sempre resiste e acaba naquele estresse. Mas no fundo esperava que algo acontecesse milagrosamente e ela perdesse o interesse de chupar o dedo.

E não é que aconteceu? Deve ser coisa de um mês ou um mês e meio pra cá, a gente fala pra ela que menina grande não chupa dedo, sempre advertia quando ela estava com o dedo na boca. Geralmente ela chupava o dedo quando estava com sono, ou entediada, sem ter o que fazer. Aos poucos fomos falando e ela foi aceitando e tentando resistir.

Fizemos também uma certa chantagem com ela. Se ela não parasse de chupar dedo, não ia ganhar presente, ou o vestido da princesa que ela tanto quer. Eu também falava pra ela que se ela chupasse o dedo, a vó não ia trazer o vestido de princesa no fim do ano. E ela, que quer tanto o vestido, tem feito esforço pra não chupar o dedo.

Há umas semanas ela parou de colocar o dedo na boca pra dormir. Ela se cobre toda e esconde as mãos, e acaba adormecendo. Mas ainda a flagrava chupando o dedo durante o dia, no carro. Eu percebia que quando acontecia isso era porque ela nem tinha percebido, como se fosse uma ação involuntária.

Ah, esqueci de dizer uma outra técnica que usamos esses dias! O bandaid das Princesas! Eu finalmente achei os curativos decorados e ela ficou encantada. Até pedia pra eu colocar o curativo no dedo pra ela não chupá-lo… Tinha horas que pedia pra colocar, depois queria tirar. Mas eu fui levando assim, numa boa, sem pressão.

E assim, *acho que ela tá parando de vez com esse mau hábito! :) A gente está tão feliz que ela está largando o dedo por conta própria! De vez em quando ela ainda coloca o dedo na boca, mas logo tira, então acho que vai ser questão de tempo mesmo, como uma coisa que acontece gradativamente e daqui a pouco eu nem vou mais lembrar que ela tinha um calinho no polegar de tanto chupar o dedão.

Comentários

  1. Fiquei tão feliz ao ler a noticia…
    e mais ainda em saber que esta sendo na hora dela, com o amadurecimento dela. Ora, ela sente que não precisa mais dessa “muleta”…e isso é ótimo para o desenvolvimento psicológico dela.
    Que bom saber que não está sendo um trauma!
    parabéns a vcs pelo grande feito!!
    =)
    Lili

  2. Paula , que beleza ! já a minha luta com Giovanna continua … largar a chupeta ou ‘bu” ( como ela chama0, ela tem procurado evitar , mas na hora do dengo e do soninho , não tem jeito , agora prometeu de entregar ao Papai Noel sua coleção, são 4 e eu tô torcendo para que aconteça mesmo , fomos tb ao dentista e a arcada dela esta ficando comprometida. bjs em Laura.

  3. que noticia maravilhosa….
    =)
    a Thais tb tem chupado muito pouco o dedo, tanto que isso influenciou na linguagem, ela não para de tagarelar ultimamente… hehehehe

    parabéns pra vcs!!! Assim eu me animo que a Tata tb largue por si só.
    beijos

  4. Ana,

    Vou ser voto vencido, mas prefiro o dedo à chupeta. O Filhotinho também chupa, só que os dois do meio (médio e anular). Quando a vida dele está difícil, põe os dedinhos na boca e acalma-se sozinho. Dorme a noite inteira desde os 3 meses de vida, enquanto tem criança que chupa chupeta e acorda várias vezes no meio da noite porque ela está perdida.

    Li muito e aprendi que chupar dedo:
    - até os 2-3 anos de idade é NORMAL, alguns bebês já nascem com calo no dedão, de tanto chupá-lo no útero;
    - é um traço hereditário, como sardas ou cor dos olhos e não um sinal de insegurança da criança pequena;
    - é uma escolha da criança, não uma imposição da mãe e da sociedade, como a chupeta;
    - não é ilegal, não é imoral e não engorda.

    A criança amada e não reprimida pelo hábito (que durante a fase oral não é mau) largará o dedo quando passar da fase oral, sem traumas. Sou contra passar pimenta no dedo ou humilhar a criança por chupar o dedo.

    Lá em casa minha irmã e eu nunca chupamos dedo nem chupeta e ambas usamos aparelho ortodôntico. Meu irmão chupou até 6 anos e tem a arcada perfeita.

    A implicância com o dedo da criança pequena é cultural. Aqui no Canadá, quando alguém vê, logo diz “que sorte a sua ! Seu filho já sabe se acalmar sozinho”.

    Desculpa, empolguei-me na defesa do dedo. Beijinho,
    Flávia.

  5. E como diz uma amiga pediatra maravilhosa, com mais de 30 anos de profissão, 5 filhos e vários netos: “o dedo é uma representação viva do seio da mãe”. Se eu tiver outro filho, também não vai chupar chupeta e, se decidir chupar o dedo (ou os dedos), será respeitado.

  6. Que boa notícia! Daqui por diante, você vai ver como vai mais fácil. Afinal, a “decisão” foi dela, né? :)
    Gutão largou a chupeta no final do ano passado, em troca de um bicicleta que o papai noel trouxe. Nunca mais pediu a dita cuja. Foi mais simples do que eu pensava. Bjos, Ju

  7. Viva!!!!!!
    Parabéns pra Laurinha!!!!!!
    E o melhor ainda é que partiu dela, iniciativa (ainda que um pouquinho dolorosa) bastante tranquila!!!!!
    Que legal!
    E nós aqui… ainda no perrengue (vixxxx, até parece que sou nordestina) das fraldas….
    Elas lutam por não deixar a bundinha da minha Sofia – hehehe.
    Espero não demorar muito em dar uma notícia boa dessas tb a vc!
    Beijos Ana.

  8. Tereza Fagundes disse:

    Minha querida, fico feliz mas ao mesmo tempo triste.
    A Laura precisa deixar de chupar o dedo mas sem fazer troca. Trocar o dedo na boca pelo vestido da Cinderela é maldade! Espero que ela consiga deixar o dedo mas continue sendo essa criança maravilhosa que conhecemos.Vigie para que ela não troque o dedo por algo que venha prejudicar seu desenvolvimento. Eu fico com o parecer da Flávia Mandic. Concordo plenamente com ela e com sua amiga pediatra. O dedo é muito gostoso e acalma. Nunca chupei dedo mas lembro da Cris como era calminha. Não fique dizendo pra Laura que a vovó vai levar o vestido só se ela deixar de chupar o dedo.Isto não é verdade. Crie a Laura falando sempre a verdade.
    Beijos.

  9. Que maravilha Ana !!!

    Bjs

  10. Tadinha!! Chantagem não vale!! Hahaha!! Mas deve ser engraçado ela tentando se controlar… Dá um beijo muito grande nela… Um beijo do castelo torto!!!

  11. Ana puxa parabens! Minha filha Beatriz tem 3 anos, e estou passando uma fase que parece que não passa, qto mais eu me irrito pior é. Vou tentar o metodo do bandaid quem sabe! Boa sorte Renata

  12. lu sisilio disse:

    A MINHA FILHINHA RAFAELA AINDA CHUPA O DEDO POLEGAR ELA TEM 8ANOS E JÁ PAROU MUITAS VEZES E ACABOU VOLTANDO JÁ COLOCOU APARELHO E Ñ DEU CERTO,ENFAIXOU,ENGESSOU,USOU LUVA;REMÉDIOS AMARGOS…NADA PARA E VOLTA ELA DIZ QUE NÃO CONSEGUE.

  13. Oi…a minha filhinha Iara tem 1 ano e 9 mêses e chupa o dedo desde o útero…eu não sei mais o que fazer ….o pediatra diz que ela precisa parar, mas já tentei remédios amargos e nada..ela chupa mesmo assim……

  14. Olá Ana Paula, tudo bem?

    Moro no Brasil, em Curitiba/PR.
    Sabe que estava navegando na internet para ver algum artigo que fala sobre as reações que uma criança tem quando deixa de chupar o dedo e descobri o seu blog e por incrível que pareça minha filha também é Laura.
    Até imprimi a notícia da sua Laura para mostrar para a minha Laura. A minha Laura tem 8 anos e está na 3ª série e eu comecei a falar pra ela sobre os dentinhos que estavam nascendo tortos. Na verdade ela deixou a mamadeira a uns 03 anos e agora por iniciativa própria deixou o dedo e também um cordão cheio de nó que ela mesma fazia e esse cordão ela também cheirava. Era um suplício tantos vícios e eu ficava muito preocupada.
    Elogio muito minha filha pela iniciativa que ela teve, digo a ela que ela é uma garota de opinião e ela fica toda “cheia”. Uma recaída sempre vai ter, é normal, mas sei que ela vai ser firme na decisão.
    Obrigada por poder compartilhar dessas experiências com você.

    Um abraço

    Rogéria

  15. naum quero dizer meu nome inteiro só o apelido..
    Eu naum parei ainda de chupar dedo e tenho 12 anos.
    naum sei como faço para parar..
    minha mãe vai colocar aparelho em mim,mais
    naum consigo parar por que é uma mania
    queria poder parar,já
    pensou com vinte anos,casada,chupando dedo?
    ah eu naun
    vô te que parar,naum sei como
    mais vou parar..
    tenho que achar algum jeito!!
    mais ao menos pude desabafar aqui nesse site..
    Obrigado!
    Prometo que vou parar!!
    =D

  16. OLA É DIFICIL ASSUMI MAS TENHO 29 ANOS E AINDA NÃO CONSEGUI PARAR DE CHUPAR DEDO JA ATE TENTEI MAS NÃO CONSIGO, SOU CASADO TENHO TENHO UM FILHO DE 4 ANOS MINHA ESPOSA JA ATE COSTUMOU JA TENTEI PARAR POR VARIAS VEZES, CHUPO DESDE 9 ANOS QUANDO MEU PAI ME PROMETEU SEEU PARAÇE DE CHUPAR CHUPETA ME DAVA UM DINHEIRO PAREI MAS DEU NO QUE DEU.
    POR ISSO É TIRAR NA INFANCIA SE NÃO DEPOIS JA VIU NE

  17. Olá moro aqui no Brasil e passo pelo mesmo dilema que vc. a minha filha tem vai fazer 3 anos agora em janeiro e também, chupa dedo desde a barriga. Não consigo fazer ela parar. E sua experiência me confortou um pouco. Porque não sei por onde começar acho que vou começar pelo curativo de dedo. só gostaria de saber quantoa anos sua filhinha parou de chupar o dedo. Espero que possa responder. Obrigada e parabéns pelo feito.

    • Tessa Machado disse:

      Ola Claudia,
      Eu me sinto muita pena pela sua dilema. Eu sou da Inglaterra e quando eu li o seu resumo eu fiquei comovido escrever a voce. A minha amiga passou pela mesma experiencia com a filha dela e ficou muito preocupada quando a dentista disse que os dentes estavam tornando cada vez mais tortos. Ela experimentou tudo e achou uma solucao maravilhosa chama-se ‘Thumbguard’. E um curativo com pulseiras de varias cors para as criancas podem escolher cada dia um cor diferente. Ela teve sucesso total em so poucas semanas. o website e http://www.cracking-ideas.com/thumbguard. Espero que tenha sucesso!!

  18. Juliana Maciel disse:

    Estou até envergonhada após ver como aqui as mamães lutam para seus filhos largarem o dedinho!! rsrs
    Tenho a minha Ana Caroline de 6 anos, chupa o dedinho des da barriga e cheira fralda, minha famiília critica muito minha posição e do pai dela referente a isso! achamos muito lindo a carinha que ela faz ao chupar o dedinho quando esta com sono ou brava!
    Decidimos deixar que ela decida quando parar, coisa que ja esta dando certo, pois na escola “na qual ela estuda des de 1 aninho de idade” sempre levava a fraldinha , mas agora ja não quer mais, diz que ja esta uma mocinha e que não irá chupar mais dedo na escola, e ás vezes em casa tbm resiste a chupar, embora eu não ligue para essa mania, tenho incentivado-a parar.
    Por aqui esta dando tudo certo.
    Beijinhos

  19. Olá, gente, lí todos os comentários… Nossa, qntas mamães preocupadas com os dedinhos dos seus nenéns… rsrsrs Tadinhos… Eu chupei 2 dedos (anular e médio) até os 13 anos, isso mesmo!!! Minha mãe fez de tudo para que eu parasse, fez luvinha, passou remédio, meus irmãos passaram até pimenta qndo estava dormindo, mas não teve jeito… até q ela cansou e deixou de implicar com os meus dedos… Foi qnd menstruei pela primeira vez, daí eu percebi que já estava uma mocinha e tava na hora de parar de chupar os dedos. Qnto a arcária dentária? Ham, meus dentes são perfeitos, são bem alinhados, já teve gente que até perguntou se já usei aparelho ortodôntico.
    Mediante tudo isso, eu concordo plenamente com a Flávia Mandic. Deixem eles largarem por sí só, claro q um incetivo ajuda, né?! Mentiras e promessas podem até fazer parar, porém, pode ser prejudicado em outros aspectos…
    bjão e fui…

  20. Olá,
    Minha filha também chupo o dedo, ela tem 3 anos e 5 meses, desde a barriga ele curte esse dedo, vi na ultrassom, e desde o início é motivo de preocupação para mim, no primeiro ano eu tentei procurar um meio de tirar essa mania, mas encontrei muita resistência de minha esposa, já que ela não achava que era motivo de preocupação, era o discursos de de minha cunhada também, que com mais de 30 anos ainda chupa o dedo e não vê nada de errado nisso.
    Então tentei de diversas formas tirar esse vício, meia na mão, até passava a noite fiscalizando e tirando o dedo dela, mas sem sucesso. Agora consegui diminuir o uso durante o dia, e a noite ainda é uma batalha, ja coloquei esparadrapo de micro poros, e ajudou bastante, evitava de ela colocar na boca, no início, depois notei que a vontade superou o desconforto, depois o esparadrapo normal, aquele branco, mas desisti, pois tenho medo de prender a circulação do dedo.
    Eu tento convencer que é feio, que deixa doente e que o dedo é sujo. Mas quando ela ta com fome ou está dormindo, ela não resiste… Vou procurar esse extrato de própolis para fazer o teste, quem sabe isso resolva.
    Eu sempre achei que isso ia entortar os dentes e é o que está acontecendo com a minha bebê, a tia (que é dentuça) e a mãe (acha que tudo resolve com aparelho ortodôntico), mas eu vejo o sofrimento que isso vai atingir a ela no futuro, não quero isso pra minha filha… Eu nunca vi nenhuma pessoa que seja dentuça que não tenha algum trauma na escola, ou quem usa aparelho de dizer que é uma maravilha usar aquele metal machucando na boca.
    Fica ae o meu desabafo. E a luta continua.

  21. Puxa, quantas opiniões! É reconfortante saber que não estou sozinha nessa luta! Minha filha tem 6 anos e começou a chupar o dedo depois que lhe tirei o seio (a partir dos 2 anos) e coincidiu com a entrada dela na escola, foi um período de muita insegurança, ela chegou a pegar chupeta (na escola) mas a certa altura parecia ter mais nojo da chupeta do que do dedo. Ontem mesmo ela dormiu chorando por causa de mais uma de nossas conversas, e meu marido achando que é ele sempre o carrasco da história, hoje ela acordou chupando o dedo como de costume. Certa vez estava visitando a minha avó, fui embora mais cedo do que o previsto por conta de um comentário de uma tia, fiquei magoada porque as pessoas acham que não fazemos nada para ela parar com o vício do dedo, que isso faz parte do pacote de mimos que concedemos à ela, ou seja, a mimamos demais!
    É um desabafo, como o do Hedeson, e nossa luta continua tb.

Comente

*